terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O reforço do M1 chegou! Conheça o Starrett Lub!


O micro-óleo anticorrosivo M1 ganhou um novo reforço: o Lub Starrett. Com uma fórmula mais simplificada, ele lubrifica, desengripa e protege peças e superfícies.
Com uma suave fragrância de baunilha, o Starrett Lub já está disponível em latas de aerossol de 300ml, levando agilidade e qualidade em aplicações industriais, residenciais e predial.
MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS


Inalação:
Os gases podem provocar tontura ou asfixia. Remova a vítima para local ventilado, a mantenha aquecida e em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Monitore a função respiratória. Se a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio. Se necessário, aplique respiração artificial. Consulte um médico. Leve esta FISPQ.


Contato com a pele:
Em caso de contato do produto na forma pressurizada com a pele, pode ocorrer lesão ou queimadura por congelamento (frostbite). Lave imediatamente a pele exposta com quantidade suficiente de água. Roupas aderidas a pele devem ser descongeladas com água morna antes de serem removidas. Consulte um médico. Leve esta FISPQ.


Contato com os olhos:
Em caso de contato do produto na forma pressurizada com os olhos, pode ocorrer lesão ou queimadura por congelamento (frostbite). Lave imediatamente os olhos com quantidade suficiente de água, mantendo as pálpebras abertas. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil e enxágue novamente. Consulte um médico. Leve esta FISPQ.
Ingestão:
Não aplicável.

Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios:
Provoca irritação à pele com vermelhidão, dor e ressecamento. Em caso de contato do produto na forma pressurizada com a pele e os olhos, pode ocorrer lesão ou queimadura por congelamento (frostbite). Pode provocar sonolência, vertigem, tontura e náusea. É um asfixiante simples e, em concentrações elevadas, provoca asfixia por redução da concentração de oxigênio do ambiente.


Notas para o médico:
Evite contato com o produto ao socorrer a vítima. Se necessário, o tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos, metabólicos, além de assistência respiratória. Em caso de contato com o produto, não friccione o local atingido.
MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção:
Apropriados: Compatível com pó químico seco, dióxido de carbono, neblina d’água ou espuma.
Não recomendados: Água diretamente sobre o ponto de vazamento.



Perigos específicos da mistura ou substância:
Muito perigoso quando exposto a calor excessivo ou outras fontes de ignição como: Faíscas, chamas abertas ou chamas de fósforos e cigarros, operações de solda, lâmpadas-piloto e motores elétricos. Os gases podem ser mais densos que o ar, podendo se acumular em áreas baixas ou confinadas, como bueiros e porões. Podem deslocar-se por grandes distâncias provocando retrocesso da chama ou novos focos de incêndio tanto em ambientes abertos como confinados. Os contêineres
podem explodir se aquecidos. A combustão do produto químico ou de

sua embalagem pode formar gases irritantes e tóxicos como monóxido e dióxido de carbono.

Medidas de proteção da equipe de combate a incêndio:
Utilize equipamento de proteção respiratória do tipo autônomo (SCBA) com pressão positiva e vestuário protetor completo. Contêineres e tanques envolvidos no incêndio devem ser resfriados com neblina d’água.
 MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Precauções pessoais

Para o pessoal que não faz parte dos serviços de emergência:
Isole o vazamento de fontes de ignição. Impeça fagulhas ou chamas. Não fume. Evacue a área. Mantenha as pessoas não autorizadas afastadas da área. Pare o vazamento, se isto puder ser feito sem risco. Não toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas adequadas. Evite exposição ao produto. Utilize equipamento de proteção individual conforme descrito na seção 8.
Para pessoal de serviço de emergência:
Utilize EPI completo com óculos de segurança, luvas de segurança, vestuário protetor adequado, sapatos fechados e máscara de proteção respiratória com filtro contra névoas.
Precauções ao meio ambiente:
Evite que o produto disperso atinja cursos d’água e rede de esgotos.






Métodos e materiais para contenção e limpeza:
Para a fase gasosa: Interrompa o escape do gás se for possível fazê-lo sem risco. Permaneça a favor do vento. Não jogue água no derramamento ou na fonte do escape. Não descarte recipientes usados ou danificados diretamente no meio ambiente ou na rede de esgoto. Todo o equipamento usado na contenção do produto deve ser aterrado. Para a fase líquida: Utilize névoa d’água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão do produto. Utilize barreiras naturais ou de contenção de derrame. Colete o produto derramado e coloque em recipientes apropriados. Adsorva o produto remanescente com areia seca, terra, vermiculite ou qualquer outro material inerte. Coloque o material adsorvido em recipientes apropriados e remova-os para local seguro. Utilize ferramentas que não provoquem faíscas para recolher o material absorvido.
Para destinação final, proceda conforme a seção 13 desta FISPQ.
7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Medidas técnicas apropriadas para o manuseio

Precauções para manuseio seguro:
Manuseie em uma área ventilada ou com sistema geral de ventilação/exaustão local. Evite formação de aerossóis.  Evite exposição ao produto, pois os efeitos podem não ser sentidos de imediato. Evite contato com materiais incompatíveis. Utilize equipamento de proteção individual conforme descrito na seção 8.


Medidas de higiene:
Lave as mãos e o rosto cuidadosamente após o manuseio e antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro. Roupas contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutilização. Remova a roupa e o equipamento de proteção contaminado antes de entrar nas áreas de alimentação.
Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade


Prevenção de incêndio e explosão:
Mantenha afastado do calor, faísca, chama aberta e superfícies quentes.
– Não fume. Mantenha o recipiente hermeticamente fechado. Aterre o vaso contentor e o receptor do produto durante transferências. Utilize apenas ferramentas anti-faiscante. Evite o acúmulo de cargas eletrostáticas. Utilize equipamento elétrico, de ventilação e de iluminação à prova de explosão.


Condições adequadas:
Armazene em local bem ventilado, longe da luz solar. Mantenha o recipiente fechado. Mantenha armazenado em temperatura ambiente. Mantenha afastado de materiais incompatíveis. Não é necessária adição de estabilizantes e antioxidantes para garantir a durabilidade do produto.
Materiais para embalagens:
Semelhante à embalagem original.
 INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS
Toxicidade aguda:
É um asfixiante simples e, em concentrações elevadas, provoca asfixia por redução da concentração de oxigênio do ambiente.

Corrosão/irritação à pele:
Provoca irritação à pele com vermelhidão, dor e ressecamento. Em caso de contato do produto na forma pressurizada com a pele, pode ocorrer lesão ou queimadura por congelamento (frostbite).
Lesões oculares graves/irritação ocular:
Em caso de contato do produto na forma pressurizada com os olhos pode ocorrer lesão ou queimadura por congelamento (frostbite).
Sensibilização respiratória ou à pele:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto provoque sensibilização respiratória ou à pele.
Mutagenicidade em células germinativas:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto apresente mutagenicidade em células germinativas.
Carcinogenicidade:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto apresente carcinogenicidade.
Toxicidade à reprodução:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto apresente toxicidade à reprodução.
Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única:
Pode provocar sonolência, vertigem, tontura e náusea.
Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição repetida.
Perigo por aspiração:
Baseado em informações disponíveis, não é esperado que o produto
CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL
Métodos recomendados para destinação final

Produto:
O tratamento e a disposição devem ser avaliados especificamente para cada produto. Devem ser consultadas legislações federais, estaduais e municipais, dentre estas: Lei n°12305, de 02 de agosto de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Restos de produtos:
Mantenha os restos do produto em suas embalagens originais e devidamente fechadas. O descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto.

Embalagem usada:
Recipiente/embalagem sob pressão. Não perfure ou queime, mesmo após o uso. Não reutilize embalagens vazias. Estas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para descarte apropriado conforme estabelecido para o produto.


Precisou de Starrett Lub? #NaKausbenTem

Fonte: Starrett


Nenhum comentário:

Postar um comentário