terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Aço Inox é ou não magnético?

Entenda essa questão que ainda confunde muitos profissionais da indústria



Afinal, aço inox é magnético? Essa é uma dúvida sempre presente entre profissionais e empresas que utilizam este tipo de material em suas atividades.Porém, como todas as coisas complexas na vida e no mundo, a resposta é: depende.

Existem diferentes tipos de aço inoxidável, cada qual fabricado com elementos diferentes e voltados à aplicações diferentes. Porém, é preciso derrubar o mito: existe aço inoxidável magnético sim!

Primeiro, vamos entender o que é aço inox, seus tipos e principais características.

O que é aço inox?


O que aço inoxidável, comumente chamado de aço inox, é uma liga composta por crómio e ferro e que pode conter também outros elementos, como-níquel, molibdênio, etc, proporcionando à liga propriedades superiores se comparada aos aços comuns, como a grande resistência à oxidação atmosférica (corrosão).

Os três tipos mais comuns de aço inox são: austeníticoferrítico martensítico. Há também aço inox endurecível por precipitação e Duplex. Porém, vamos nos concentrar nos três principais tipos.

O que difere esses três principais tipos de aço inox é a composição química. São dois os grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita (Cr, Si, Mo, Ti e Nb) e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn).

Austeníticos


Os aços inox austeníticos são os mais resistentes à corrosão, sendo muito utilizados pelas indústrias químicas, alimentícias, petroquímicas, farmacêuticas, como também na construção civil.

Ferríticos


Os aços inox ferríticos possuem boa resistência à corrosão, porém não contém níquel em sua composição. Isso os torna uma opção mais barata, sendo utilizados em equipamentos frigoríficos, placas de sinalização, indústrias de linha branca (eletrodomésticos), moedas, etc.

Martensíticos


os aços inox martensíticos são os mais duros, porém com menos resistência à corrosão. Estão presentes em equipamentos cirúrgicos, discos de freios, facas e outros materiais.

 

Testes em aços inox


Se você busca algo um pouco mais detalhado, apresentamos uma tabela disponibilizada no site The Engineering ToolBox muito pertinente.


Tipo AISIGrauGrupoTeste MagnéticoTeste de FaíscaTeste de DurezaTeste de Ácido SulfúricoTeste de Ácido Hidroclórico
302Cromo-NíquelAusteníticoNão magnéticoPoucas faíscas, curtas, avermelhadas> 165 Brinell após aquecimento a 1800oF e resfriamento com águaAtaque forte, cristais verdes e superfície escuraReação rápida, solução pálida (azul esverdeada)
303 Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
303Se Odor de alho
304Ataque forte, cristais verdes e superfície escuraAtaque rápido, formação de gás
308Totalmente vermelho, sem muitas faíscas  
309  
310  
316Poucas faíscas, curtas, avermelhadasAtaque lento, superfície bronzeada fica marromAtaque bem lento
317  
321  Ataque rápido, formação de gás
347  
410CrómioMartensíticoMagnéticoPoucas faíscas, brancas e compridas> 280 Brinell após aquecimento a 1800oF e resfriamento da água Reação rápida, solução verde escura
414  
416 Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
416Se  Odor de alho
420Faíscas compridas, branco-avermelhadas, com explosão  
431Poucas faíscas, brancas e compridas  
440 A, B, CFaíscas compridas, branco-avermelhadas, com explosão  
430FerríticoPoucas faíscas, brancas e compridas180 - 250 Brinell depois de aquecido a 1800oF e resfriamento da água  
430F  Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
430FSe  Odor de alho
446Totalmente vermelho, sem muitas faíscas  


Aços Inox 304 ou 316 podem ser levemente magnetizados? Passam ou não pelo teste do imã?


De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, enquanto os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.

Porém, se durante um processo de conformação, o aço inox austenítico sofra algum esforço mecânico, este passa por uma transformação de fase, tornando-se parcialmente magnético. Neste caso, um aço inox 304 evidenciaria magnetismo ao aproximar o imã.

Mas não se preocupe: a qualidade do aço inox austenítico não tem relação com estar ou não levemente magnetizado.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário