terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Ceia de Natal - Como começou essa tradição? E conheça as Ceias pelo Mundo!

Hoje é véspera de Natal, e muitos nesse momento já sabem ou já começaram a preparar as comidas para a Ceia de Natal! Mas você já se perguntou, o por quê de todos os anos termos que Ceiar e comermos sempre os mesmos tipos de pratos?

Confira nesse post algumas pesquisas que achamos sobre o assunto. Boas Festas!

Ceia de Natal


Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países,como no Brasil.

Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester.

Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. Confira:

1. Brasil



Mesmo que você não seja brasileiro, é provável que vá comer por aqui, na ceia de Natal, um belo peru, servido com arroz, castanhas e frutas. Mas também é comum que as ceias natalinas também incluam pernil de porco assado e pratos regionais.

2. Portugal




A ceia de Natal portuguesa conta, basicamente, com bacalhau, acompanhado por ovos, batatas cozidas e repolho.

3. Argentina




Vitela ao molho de atum é um dos pratos mais tradicionais nas casas argentinas, durante a noite de Natal. Peru e porco também são bastante servidos.

4. Alemanha




Na ceia de Natal alemã, a estrela é um bolo e frutas secas coberto de açúcar, o stollen, servido com o glühwein, uma espécie de vinho quente.

5. Ilhas Fiji




O prato tradicional, nesta época do ano, é frango recheado e carne de porco assados em um forno improvisado no chão, chamado lovo.

6. Bulgária




Com certeza, este é o país com a ceia de Natal mais leve. Isso porque fazem parte do menu dessa noite vegetais recheados, sopas e bolos, que servem também como desjejum dos cristão feito durante o dia.

7. Itália




Pratos com frutos do mar, anchovas e moluscos são as estrelas do cardápio na noite de Natal dos italianos. O torrene também não pode faltar.

8. França



A ceia de Natal dos franceses também é cheia de pratos a base de frutos do mar. Lagostas, ostras e foie gras, ou patê de fígado de ganso, são os ingredientes mais tradicionais dessa refeição.

9. Groenlândia




O prato mais tradicional do país, durante o Natal, é o mattak, um prato feito com a pele e a gordura de baleia. Carne crua e decomposta de ave, chamada kiviak, também é outro prato típico da noite.

10. África do Sul



Os sul-africanos não passam o Natal sem um belo churrasco de cordeiro, porco e peru.

11. Canadá




A maior atração da ceia de Natal canadense são os “chicken bones” ou ossos de galinha, em português. Mas, na verdade, o prato se trata de doces de canela recheados com creme de chocolate, que recebem esse nome por lembrar os ossinhos de galinha.

12. Suécia




Os suecos, no Natal, costumam comer arroz doce, assim como a maior parte dos dinamarqueses.

13. Reino Unido




Neste caso, a grande estrela da ceia de Natal é o figgy pudding, um doce feito com figos. Normalmente, ele é flambado na hora de servir.

14. Costa Rica




O prato tradicional é tamale, uma espécie de pamonha, recheada com carne de porco. O prato também é bem comum nas noites de Natal do México, da Nicarágua, de El Salvador e de outros países próximos.

15. Gana



Na mesa, no Natal, não pode faltar mingau de milho, quiabo cozido e fufu, um prato tradicional, feito de inhame, mandioca, banana ou milho.

16. Índia


Os poucos cristão indianos costumam celebrar o Natal cm arroz Biryani com especiarias e, de sobremesa, um doce feito com leite, chamado kheer.

17. Estados Unidos



Embora o peru também seja um prato tradicional americano nesta época, o eggnog, uma espécie de gemada, não pode falta na ceia de Natal. Existe também a versão alcoólica da bebida.

18. Áustria




O prato que não pode faltar na ceia de Natal austríaca é o Sachertorte, um bolo de chocolate úmido com camadas de damasco. Normalmente, ele é servido com chantilly sem açúcar.

19. Rússia




Um aperitivo de peixe, com muitos sabores, desde o azedo até o salgado, é a estrela da ceia de Natal russa. Chamado Zakuski, o prato é servido com pão de centeio.

20. Finlândia




Na noite de Natal, os finlandeses costuma comer o Porkkanalaatiko, uma caçarola de cenoura temperada.

21. Romênia




Chamado de ciorba de perisoare, o prato tradicional natalino da Romênia é formado por almôndegas servidas com um caldo azedo de legumes.

22. Filipinas




Na mesa dos filipinos, na noite de Natal, a estrela é o Bibingka, um bolo de arroz, coco e queijo. Também é bastante úmido.


23. Espanha




Pavo trufado ou peru recheado com trufas. Este é o prato mais tradicional entre os espanhóis, na ceia de Natal.


24. Grécia



Embora pareça sem vida, os gregos garantem que é uma delícia essa sopa de entrada, tradicional da ceia de Natal. Na receita vai frango, limão, ovos e arroz.


25. Etiópia




Na Etiópia, come-se Doro Wot no Natal. O prato se trata de uma injera, uma espécie de crepe, com guisado bem picante, que leva nada menos que 107 horas para ficar pronto. Ao todo, são mais de 4 dias só de fermentação.


26. Japão



Frango frito, especialmente os servidos na rede de fast food KFC americana.


27. Líbano e Síria




O tradicional kibe é recheado com nozes e snoubar, também conhecido por aqui como pinole. O arroz marroquino é salpicado com pistache, amêndoas e snoubar.




Gostou?
Quer fazer a sua ceia de maneira diferente? Conheça o nosso fogareiro portátil para Camping! Clica e confira! #NaKausbenTem



Nenhum comentário:

Postar um comentário