sexta-feira, 23 de junho de 2017

DICAS DE INSTALAÇÃO DE COMPRESSORES DE AR

Local para instalação

O local para a instalação do compressor é fundamental para seu funcionamento, e pode determinar fatores como a durabilidade, a eficiência e o correto funcionamento do equipamento. Além disso, o local também pode influenciar, além da questão de existirem ou não de agentes de risco, colocando em cheque a segurança operacional da utilização do compressor.

Abaixo a primeira dica de instalação de compressores:



Quando a temperatura sobe no compressor e no ambiente reduz acentuadamente o rendimento volumétrico, isto causa o desgaste prematuro de peças vitais do equipamento, fazendo com que ele pare de funcionar ou precise de manutenção mais rápido do que o normal.

Pense no local onde você vai instalar o compressor, como um local onde você poderá entrar para fazer manutenções necessárias e onde é importante que se tenha espaço para instalação de mais unidades futuras, sistemas de tratamento, reservatórios sobressalentes, equipamentos de drenagem de fluidos e acesso aos sistemas de partida e de comando dos equipamentos.

Um investimento mínimo no começo pode fazer uma diferença significativa quando tratamos da troca e manutenção de equipamentos.



Ao montar um ambiente ideal para instalação de compressores, você também precisa levar em conta:




De preferência ter formato retangular, e ser construído em revestimento de parede que não potencializa reverberação sonora (repetição dos sons mesmo após o término da emissão). 














O ambiente também deverá ter sinalização de advertência que indique que pessoal não autorizado não pode ter acesso, além de ter certeza que apenas técnicos e pessoas que saibam como fazer estas manutenções tenham acesso ao local.






Quando pensamos no tamanho ideal para o local onde instalaremos o compressor, um calculo simples pode nos ajudar, a dica é instalarmos o compressor em um espaço que seja no mínimo 5 vezes maior do que o espaço que o compressor ocupa.


Quanto à altura, o ideal é que seja no mínimo do tamanho padrão para construções no Brasil, que em média de 2,50m, mas, quanto maior a altura, melhor será a circulação de ar e menor a probabilidade do compressor aquecer.


Um problema para instalações que trabalham com ar é a umidade no local e na atmosfera circundante, que podem prejudicar a eficiência e a qualidade do produto final do uso de compressores.








A umidade no trabalho com ar comprimido, pode provocar alterações em suas Propriedades químicas, além de reduzir sua vida útil de prateleira da máquina.

Veja algumas abaixo:





Por esta razão, recomenda-se utilizar um sistema de secagem eficiente, normalmente por adsorção, que remove a água / umidade em níveis de temperatura de ponto de orvalho de -40ºC.








Precisou de compressores? #NaKausbenTem




Fonte: | V8 Brasil |



Nenhum comentário:

Postar um comentário