terça-feira, 20 de junho de 2017

AS MAIORES RECLAMAÇÕES SOBRE MÁQUINAS DE SOLDA, E PORQUE ELAS NÃO FAZEM SENTIDO

Não é raro que haja reclamações por problemas com máquinas de solda. Na maioria das vezes o problema é facilmente resolvido com apenas alguns ajustes e dicas. Em alguns casos, nos mais graves, provavelmente você pode ter comprado uma máquina que não atende as suas necessidades. Veja abaixo a lista com as quatro maiores reclamações sobre máquinas de solda e como resolvê-los.



#1 A máquina de solda para de funcionar a todo o momento, mas se mantêm ligada


A maioria dos equipamentos de solda tem uma proteção térmica que evita o superaquecimento dos componentes internos. Quando há elevação de temperatura, um led é acionado, indicando que a máquina entrou no período de resfriamento. Para não danificar o equipamento ele fica inutilizável até atingir uma temperatura ideal para o seu funcionamento.

Se isso acontece frequentemente é um sinal que a máquina de solda não é adequada às necessidades. Provavelmente ela seja muito pequena para a realização daquele trabalho. A solução é trocar por uma máquina maior (com um maior ciclo de trabalho). Por isso é importante que você extraia o máximo de informações antes de comprar um equipamento, e só feche a compra quando tiver certeza sobre as demandas de trabalho.


#2 Não consigo ter bom acabamento com as soldas MIG que não utilizam gás


Os equipamentos de solda MIG que não necessitam da mistura de gases (CO²/AR) utilizam um arame tubular revestido, que permite que se faça a solda utilizando arame .Porém não há proteção em torno da poça de solda, aumentando a ocorrência de respingos.

Em 90% dos casos de insatisfação com esses equipamentos, o motivo é o acabamento que deixa a desejar. Nesses casos o mais indicado seria o processo MIG tradicional com a utilização dos gases. Equipamentos MIG sem gás são semelhantes aos transformadores de solda de eletrodos, porém com muito mais praticidade e produtividade.


#3 Meu transformador não solda chapas finas


Transformadores de solda ou soldas arco não são indicados para soldar chapas finas (com menos de 2mm de espessura). Isso porque os eletrodos revestidos necessitam de altas amperagens para abrirem o arco elétrico.

Um eletrodo 6013 de 2,5mm, que é um dos mais utilizados em trabalhos médios, necessita de 120A para abrir o arco e iniciar a solda. Essa amperagem aplicada em chapas muito finas acaba perfurando com facilidade a superfície a ser soldada.

Aos profissionais que trabalham com chapas mais finas, funileiros, por exemplo, é indicado usar o sistema MIG ou TIG, que dão maior faixa de amperagem e aumentam consideravelmente o leque de espessuras de chapas.


#4 Não consigo cortar chapas de 3mm e nem ter bom acabamento com a corte de plasma


Não conseguir cortar e ter bom acabamento com a corte plasma tem duas razões principais: falta de tensão e falta de pressão de ar suficiente. Equipamentos de corte plasma, assim como qualquer equipamento elétrico, necessitam de uma boa rede elétrica, com instalações regulares, pouca distância entre o ponto de alimentação e o equipamento e bitolas de fios compatíveis com a tensão, para que tenham o mínimo de perda de energia.

Outro ponto é a pressão de saída do ar, que no caso de um equipamento de 40A, necessita de 6Bar ( em torno de 90Lbs), para que assim consiga ter um bom desempenho e bom acabamento em chapas de 01mm até 08mm, além de aumentar a vida útil dos consumíveis da tocha.



Ficou alguma dúvida? Então deixe seu comentário!
Precisou de solda? #NaKausbenTem





Fonte: | V8 Brasil |


Nenhum comentário:

Postar um comentário