terça-feira, 27 de junho de 2017

Como Usar Cavaletes para Carros

As ferramentas comuns conhecidas como "cavaletes" são essenciais para manter seguros aqueles que trabalham sob veículos. Posicionar um cavalete corretamente pode significar a diferença entre um projeto bem-sucedido e um acidente trágico. As pessoas que usam esses equipamentos podem seguir passos simples para evitar que desastres aconteçam.


Passo 1 - Encontre um espaço nivelado para poder trabalhar. Sustentar ou inclinar um veículo em uma superfície torta é algo extremamente perigoso. Certifique-se de que o local é seguro e que a área abaixo do automóvel é bem pavimentada e bem suportada.



Passo 2:
Consulte o manual do veículo. Esse manual costuma ter informações sobre práticas seguras para erguer o automóvel.


Passo 3: Consulte o manual do veículo. Esse manual costuma ter informações sobre práticas seguras para erguer o automóvel.



Passo 4: Puxe o freio de mão. Isso irá evitar que o veículo se movimente enquanto estiver erguido. Ademais, use calços em ambos os lados (na frente e atrás) das rodas opostas (na frente ou atrás) ao local em que o automóvel é levantado; isso evitará que o veículo vá para frente ou para trás. Se isso acontecer, o carro pode "cair" do cavalete e lhe ferir -- ou até mesmo matar. ATENÇÃO: os calços são essenciais quando as rodas de trás são erguidas, já que o freio de mão costuma agir sobre elas. Sem esses acessórios, as rodas dianteiras podem girar mesmo que o freio de mão esteja puxado.


Passo 5: Use um macaco para erguer o carro. Muitos carros vêm das fábricas com macacos e chaves inglesas comuns; mas eles só costumam ser usados em situações de troca de pneus. Para outras operações, use um macaco específico -- que possa erguer os veículos de modo adequado. Só o faça sobre uma superfície sólida e nivelada, como o concreto. Nunca use esses equipamentos sobre superfícies de terra, úmidas ou sobre asfalto quente -- já que o peso do carro pode fazer com que o cavalete "afunde" no chão, fazendo com que o carro "caia".


Passo 6: Instale o cavalete sob uma parte sólida da estrutura do veículo. O manual do motorista provavelmente terá informações sobre esse local. Geralmente, os automóveis têm um pequeno ponto próximo ao chassi onde é possível fazer a instalação.

  • Certifique-se de que não coloca o cavalete sob elementos como o "piso" do automóvel. Isso pode fazer com que o equipamento atravesse a estrutura. Ademais, não o coloque sob uma parte que se movimenta, como a suspensão do veículo.


Passo 7: Remova o macaco inicial e repita esse processo no outro lado do carro. Os especialistas recomendam o uso de pelo menos dois cavaletes de mesma altura para que o veículo fique nivelado.


Passo 8: Teste os cavaletes. Quando os cavaletes estiverem posicionados, empurre o veículo com a mão para ver se ele se movimenta ou balança. Certifique-se de que o empurra de ambos os lados e pela traseira. Se sim, reoriente os equipamentos (após usar o macaco) até que o automóvel fique estável.


Passo 9: Adicione objetos de segurança adicionais. Embora os cavaletes e os calços ofereçam estabilidade, vale a pena ter um cuidado extra quando a sua vida corre perigo. Para ficar mais seguro, erga o macaco sob um ponto sólido abaixo do carro a ponto em que ele fique "justo" mas não suporte o peso do veículo (os cavaletes devem continuar provendo o suporte). Ademais, você pode colocar um estepe (com o aro) ou blocos de madeira sob o veículo para segurá-lo caso ele caia. Nunca use blocos de concreto ou tijolos, já que eles podem se desintegrar.


Dicas

Consulte fontes adicionais de informação sobre o uso adequado de cavaletes para evitar acidentes. Há órgãos governamentais que oferecem esse tipo de apoio a civis. Certifique-se de que entende todos os riscos associados à operação antes de executá-la.

Coloque itens adicionais sob o veículo para diminuir os riscos. Alguns mecânicos recomendam a remoção dos pneus -- e que eles sejam removidos das proximidades do carro. Você também pode usar blocos sólidos de qualquer material resistente para complementar os cavaletes. Quando se trata de trabalhar sob carros, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Avisos

Os fabricantes de cavaletes dão os seguintes avisos: use um par de ferramentas iguais para sustentar somente uma parte do veículo. Use somente um par a cada carro. Os cavaletes não devem suportar ambos os lados de uma vez. Caso contrário, você poderá se ferir ou danificar a sua propriedade.

Nunca trabalhe sob um veículo que não é sustentado por baixo. Essa é uma das tarefas mais perigosas dos trabalhos mecânicos e deve ser evitada. Usar os cavaletes do modo adequado ajudará a eliminar alguns perigos associados a reparos de automóveis.

Sempre use os calços nas rodas no lado oposto à região em que está trabalhando. Os cavaletes aumentam a segurança da operação, mas ainda podem ocorrer acidentes caso as rodas não sejam bloqueadas -- já que o carro pode acabar rolando do suporte e caindo.


Materiais Necessários

  • Macacos especializados para o seu carro
  • Cavaletes para carros
  • Quatro calços para rodas



Fontes e Citações

http://www.techguys.ca/howto/floor_jack.html

http://www.cdc.gov/niosh/FACE/stateface/ia/98ia071.html

Instruções de segurança (em inglês) [1]

http://pt.wikihow.com/Usar-Cavaletes-para-Carros



Nenhum comentário:

Postar um comentário