terça-feira, 25 de agosto de 2015

Geradores de Energia – Como escolher o seu.

Preparados para mais um post do blog da Kausben? Hoje iremos falar sobre Geradores de Energia, nós separamos os assuntos em tópicos para facilitar sua leitura e buscamos falar sobre os detalhes técnicos mais importantes, os quais você deve estar atento na hora de comprar um Gerador, seja a gasolina ou Diesel.



Gasolina x Diesel

Na hora de escolher o seu Gerador, aconselhamos que você comece por definir qual será o combustível que ele usa. Todos os Geradores são movidos a Gasolina ou Diesel e as características fazem diferença no seu bolso. A recomendação básica é, se for usar pouco, prefira a gasolina, se for usar diariamente, prefira a diesel. Entenda porque:

Gerador a Gasolina

Os geradores de energia a Gasolina, se considerada a mesma potência, são mais baratos que os movidos a Diesel, custando normalmente cerca de 30% menos. Com relação aos ruídos, os geradores a gasolina são mais silenciosos e, seguindo o exemplo dos carros, também são menos poluentes que os movidos a diesel.

Com todos esses fatos, você pode até pensar em excluir o Gerador a Diesel da sua consideração de compra, porém a Gasolina é mais cara do que o Diesel, ou seja, se você pretende utilizar seu Gerador com bastante frequência, é possível que você prefira um movido a Diesel.

Gerador a Diesel

Os geradores de energia a Diesel, em contra partida, são muito mais robustos. Ou seja, são mais resistentes que os movidos à gasolina. Eles compensam se você for usar direto, por conta do diesel ser mais barato, e por ser um equipamento com preço de aquisição mais caro, faz todo o sentido que o motor e todos os componentes sejam mais resistentes.

Regulador de Tensão (Voltagem) – AVR x Capacitor

Se fizermos o caminho da energia que está vindo até seu computador agora, em algum momento (provável que em uma subestação de distribuição de energia) você encontrará um regulador de tensão. Eles servem para estabilizar a energia que chega a sua casa ou empresa e garantir que essa energia seja constante, assim assegurando que você possa ligar todos os tipos de equipamentos, inclusive os mais sensíveis.

Com os Geradores de energia isso não é diferente. A energia elétrica que é produzida através de um motor a combustão sai com grande oscilação, ou seja, varia muito, e se não fosse a presença dos reguladores de tensão, ficaria impossível ligar os equipamentos que precisamos. Existem basicamente dois tipos de reguladores de tensão, que você encontra maiores detalhes abaixo:

Capacitor

É a versão mais simples dos reguladores, isso porque ele não tira toda a oscilação da saída de tensão, fazendo com que seja perigoso ligar equipamentos mais sensíveis, como televisões e computadores, por exemplo. Nesse caso, os geradores são indicados para ligar luzes e equipamentos que não sejam muito sensíveis, como ferramentas elétricas.

AVR

O AVR, que vem da sigla em inglês Automatic Voltage Regulator, ou Regulador Automático de Voltagem, é o acessório que você precisa que venha instalado em seu gerador caso tenha a intenção de ligar os aparelhos eletrônicos mais sensíveis, como computadores, televisores e afins, sem o risco de queimar devido à oscilação. Ou seja, é um regulador de tensão mais moderno, fazendo com que a energia do gerador se assemelhe à energia que você recebe da rede elétrica.

Ligar Nobreak no Gerador de Energia

Se sua intenção for ligar nobreaks, deve-se prestar atenção na tecnologia do próprio nobreak. Entramos em contato com algumas marcas e o que nos foi afirmado é que precisaríamos de nobreaks de dupla-conversão ou tripla-conversão. Sem nos estender muito nos termos técnicos, o que acontece é que os nobreaks menores, sem a dupla ou tripla conversão, são ultrassensíveis, fazendo com que a energia tenha que ser sem oscilação alguma. Como não temos como precisar se o nobreak vai ser compatível com o gerador que você está escolhendo, sempre é mais seguro considerar a especificação de nobreaks com dupla ou até tripla conversão.

Ligar o Gerador Automático – Painel ATS

Antes de qualquer coisa, vale deixar claro que um gerador de energia não funciona como nobreak. Ou seja, mesmo que você tenha um painel ATS (aparelho para ligar o gerador quando acabar a luz), o Gerador requer um tempo para funcionar o motor e estabilizar a saída de energia, fazendo com que, mesmo que por alguns segundos, os equipamentos ligados nele fiquem sem luz.

O ATS, que é uma sigla em inglês para “Chave de Transferência Automática”, é um painel ligado na rede de distribuição de energia e no gerador que indica quando a rede de energia, por qualquer motivo, para de abastecer sua residência ou empresa. Percebendo isso, ele automaticamente liga o gerador, espera a energia estabilizar (alguns segundos) e começa a abastecer sua residência.

No momento de ligação do ATS, pode ser necessário que seu disjuntor seja redistribuído para que o gerador funcione somente o que será necessário durante uma falta de luz. Recomenda-se que chuveiros, ar condicionados, torneiras, secadoras de roupa e demais aparelhos que gastem muita energia não estejam ligados no seu gerador, para fazer com que não seja necessário comprar um gerador com potência muito grande, somente para usar esses aparelhos durante um tempo pequeno. 

Na verdade, na hora de dimensionar, é o momento de considerar quanto eu estou disposto a pagar pelo meu conforto.


Dimensionamento

Como dimensionar um gerador de energia é um dos passos mais importantes na hora de escolher qual você vai comprar. Deve ser levado em conta o consumo de todos os equipamentos que você pretende ligar, em Watts. Normalmente essa informação está contida no próprio produto, nas etiquetas onde estão todos os detalhes técnicos dos equipamentos. Caso não encontre, é possível também buscar no manual, muitos fabricantes também disponibiliza essa informação no site deles.
Caso não encontre o consumo, existem tabelas com o consumo aproximado dos aparelhos. É muito importante considerar uma margem de segurança, principalmente se você não tiver certeza do consumo do seu aparelho. Por exemplo, a soma dos seus aparelhos ficou em 1.900 watts, é preferível que se escolha um gerador de 2.500 watts, pelo menos, para que não haja risco de sobrecarregar seu gerador de energia.

Motores Elétricos por Indução – Geladeiras

Os motores elétricos por indução, amplamente utilizados em geladeiras e refrigeradores em geral, têm um consumo de energia muito maior no momento em que são ligados. Estima-se que o consumo chegue a 4 vezes ou mais. Assim sendo, se seu freezer gasta 100 watts, deve-se considerar 400 watts na hora de escolher seu gerador de energia.

Equipamentos Ultra Sensíveis


Existem alguns equipamentos eletrônicos, ditos ultrassensíveis, que você precisa ter atenção na hora de ligar no seu gerador de energia. Isso porque, como já explicado acima, a energia gerada, principalmente pelos geradores de menor potência, é uma energia que oscila, fazendo com que alguns aparelhos mais sensíveis simplesmente não funcionem, ou cheguem até a queimar. Temos alguns exemplos, como já citado acima nobreak, porém, na dúvida, vale a pena entrar em contato com o fabricante, que vai conseguir te responder facilmente.

Bombas de Combustível


Outro exemplo de equipamento eletrônico ultrassensível são bombas de combustível para posto de gasolina. Apesar de não ser todo mundo que tenha uma em casa, caso você esteja buscando um gerador para ligar em um posto de gasolina, vale a pena entrar em contato com o fabricante para avaliar os cuidados necessários na hora de ligar um gerador de energia.

Exemplo de Dimensionamento

Vamos fazer um exemplo da compra de um gerador para uma casa, no caso de falta de luz. Recomenda-se que, no momento que faltar a luz, seja ligado o mínimo de equipamentos possível. Como já falamos, o ideal é procurar o consumo no seu equipamento, pois pode variar devido à marca e ano de fabricação, porém para fins de exemplo, pegamos um consumo médio.


Aparelho
Consumo
Cálculo
Total
04 lâmpadas
15 watts cada
4 x 15
60 watts
01 Geladeira
300 watts (4x mais)
4 x 300
1.200 watts
02 Televisores
110 watts cada
2 x 110
220 watts
02 Ventiladores
65 watts cada
2 x 65
130 watts
01 computador
120 watts
120
120 watts
TOTAL
1730 watts
* Esses valores são hipotéticos, não devem servir de base para cálculo de dimensionamento.

Nesse exemplo, o consumo total ficou em 1.730 watts, portanto, recomendamos um gerador de energia com potência de 2.000 watts nominais. Para evitar que seu gerador seja sobrecarregado, sempre aconselhamos dimensionar com uma margem de segurança.

Tabela de Consumo de Aparelhos


Pra finalizar, separamos a potência média de alguns dos principais aparelhos que você encontra na sua casa, vale lembrar novamente que a recomendação é de consultar o consumo do que você tem em casa, para evitar problemas.

Informações retiradas do site da Eflul.

Aparelho
Potência Estimada
Aspirador de Pó
600 Watts
Bomba de Água
400 Watts
Cafeteira Elétrica (Residencial)
600 Watts
Churrasqueira Elétrica
3000 Watts
Chuveiro Elétrico
5500 Watts
Computador
300 Watts
Som Pequeno
150 Watts
Exaustor
150 Watts
Ferro Elétrico
1000 Watts
Fogão Elétrico 2 Bocas
3000 Watts
Fogão Elétrico de 4 Bocas
6000 Watts
Forno de Micro Ondas
2000 Watts
Freezer Horizontal
500 Watts
Freezer Vertical
300 Watts
Geladeira Simples
250 Watts
Geladeira Duplex
500 Watts
Grill
1200 Watts
Liquidificador
200 Watts
Máquina de Costura
100 Watts
Máquina de Lavar Louça
1500 Watts
Máquina de Lavar Roupa
1000 Watts
DVD Player
30 Watts
Secador de Cabelo
1000 Watts
Secadora de Roupas
3500 Watts
Televisor 21”
90 Watts
Torneira Elétrica
2500 Watts
Torradeira
800 Watts
Vetilador
100 Watts


Como Conectar um Gerador Portátil a uma Casa


Método 1 de 2: Instalação da Fiação do Sistema


Determine os equipamentos essenciais da casa que você não tem como ficar sem.

Um gerador a gasolina com potência de cerca de 2.2KW servirá para as luzes, TV, ventiladores e geladeira ou freezer. A potência geralmente é descrita no corpo do gerador e esta é a potência que ele poderá fornecer continuamente durante 12 horas, usando apenas um tanque cheio de combustível.

Faça uma lista dos eletrodomésticos que pretende usar.

Anote a voltagem correspondente de cada um para saber quanta energia cada um deles vai consumir em uma emergência. Por exemplo, um micro-ondas costuma usar 1500 watts, enquanto um circuito completo de lâmpadas fluorescentes podem exigir apenas 150. Já uma geladeira pode puxar cerca de 1200 a 1500 watts, mas ela tem um capacitor que aumenta a voltagem temporariamente quando o compressor é ligado. Uma televisão usa menos do que 1000 watts, dependendo do modelo e do tamanho, enquanto um ventilador pode precisar de 500 watts, e assim por diante.

Escolha um sistema para a fiação.

Há vários sistemas diferentes que podem ser usados para conectar um gerador a uma residência. Este artigo trata dos dois principais sistemas. Contate a fornecedora de energia elétrica da sua cidade para conferir quais as normas vigentes para a instalação de geradores particulares. A internet não é a melhor forma de obter informações a respeito desses protocolos burocráticos, pois há muitos picaretas querendo dar consultoria sobre um assunto que não conhecem direito. O melhor mesmo é tratar diretamente com a fornecedora de sua cidade.

*Vale a pena investir em um interruptor de transferência manual. Este tipo de equipamento e um pouco mais caro e exige um profissional qualificado para a sua instalação correta e segura. É a única maneira de garantir que ninguém será eletrocutado por acidente pelo gerador - incluindo você.

Instale uma caixa de interruptor.

Ela ficará do lado de fora da casa e terá um conector tipo macho (com dentes protuberantes ao invés de orifícios). Você poderá conectar nela qualquer painel de sistema instalado na sua casa. É provável que sua casa já tenha um receptor. A instalação precisa ser feita por um profissional para garantir a sua segurança e para seguir as normas vigentes. Caso contrário, você pode acabar matando alguém ou a si mesmo por eletrocussão.

Mantenha a sua família segura!

Você vai encontrar milhares de dicas na internet que representam risco de eletrocução ou incêndio. O combustível do gerador é altamente inflamável, se você for abastecer o tanque por conta própria, pode causar um incêndio por faíscas, entre outros perigos. Alguns procedimentos que NÃO devem ser feitos incluem:

*NÃO conecte o seu gerador diretamente na sua caixa de fusível.

*NÃO conecte o seu gerador à sua máquina de lavar ou de secar roupa.

Peça para um eletricista ou engenheiro elétrico verificar a sua instalação.

Isso é ainda mais importante caso você não tenha experiência em eletrônica. Garanta a segurança da sua família e evite que, em caso de incêndio e perda total da casa, a seguradora se recuse a pagar o que deve alegando que você instalou a fiação incorretamente.

Método 2 de 2: Ligando na Tomada


Coloque o gerador o mais longe possível da sua casa.

Use o cabo que vem no gerador e extenda-o o máximo que puder. A distância é necessária para prevenir incêndios na sua casa caso seu gerador tenha problemas. Essa é uma regra básica de segurança e jamais deve ser ignorada.

Ligue o seu gerador na caixa do interruptor.

Encaixe os orifícios na ponta do fio do gerador nos dentes da caixa do interruptor. Ligue.

Ligue o cabo de conexão do seu gerador.

O gerador normalmente vem com um cabo para ser conectado à casa. Ligue, escolha a voltagem desejada (se possível) e repita o procedimento já feito com a outra ponta e o receptor.

Confira o motor.

Veja se a válvula do motor está na posição correta e se já combustível suficiente. Dependendo do lugar onde você mora, pode ser preciso fazer um pré-aquecimento do motor com uma vela de aquecimento para motores a diesel.

Dê a partida no motor.

Siga as instruções do fabricante.

Alterne os sistemas.

Vá até a sua caixa de fusível. Desligue a alavanca principal e ligue a alavanca para o gerador.

Levante as alavancas.

Levante um a um e devagar as alavancas do sistema instalado.

Reverta o processo.

Para voltar a usar a energia que vem da rua, é só inverter a ordem das operações.

Dicas

*Contate uma empresa especializada na instalação de geradores e a fornecedora de energia da sua cidade para obter dicas e ajuda!

Avisos

*Trabalhar com a rede elétrica é extremamente perigoso. Se você não tem certeza do que está fazendo, é melhor pedir ajuda a um profissional.



Gostaram? Não se esqueçam de deixar o seu comentário e compartilhar essa postagem nas suas redes sociais.



Fonte: | Wikihow | Blog do Empório |

4 comentários:

  1. Olá, boa tarde!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre geradores, com o intuito de adquirir um para uso residencial e gostaria, se possivel, esclarecer uma dúvida em relação a frequencia. Esses modelos vendidos no mercado conseguem manter a frequencia nos exatos 60 hz? Caso essa frequencia oscile muito abaixo ou acima desse valor poderia causar algum dano aos aparelhos eletricos como geladeiras e tvs?
    Att.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Entramos em contato com o fornecedor SCHULZ e a mesma nos informou que todos os geradores já vem calibrado de fábrica com 3600rpm e com isso já atende em 60hz, apenas se alguém fizer alguma calibração fora de fábrica que poderá sair dessa frequência. Ele informou ainda que é muito importante você saber qual potência do gerador comprar referente ao que deseja ligar nele, pois se sobrecarregar o gerador também pode acabar queimando não só o gerador como também o seu equipamento. Para saber exatamente qual gerador escolher a SCHULZ disponibiliza no site uma planilha em excel na qual você consegue escolher qual equipamento irá ligar no gerador e automaticamente ele informa qual o gerador mais indicado para o senhor. Segue o link: http://www.schulz.com.br/pt/downloads/read/id/94

      Vale lembrar que é sempre importante pesquisar bem antes de tomar qualquer decisão, procurar um eletricista para fazer a instalação adequada e que sempre que tiver qualquer dúvida a SCHULZ está disponível para sanar as suas dúvidas, assim como a Equipe Kausben.

      Obrigada pelo seu contato e visita em nosso blog. Espero que conseguimos solucionar a sua dúvida da melhor maneira possível.

      Excluir
  2. Achei super completo o post. Me ajudou muitoo. Obrigado Fabianistor@hotmail.com

    ResponderExcluir