terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O que você precisa saber sobre Portas de Correr

Olá leitores, prontos para mais um post? Nesta semana iremos falar sobre portas de correr, que deixa a sua casa moderna. Neste post iremos dar dicas e sugestões para deixar sua casa ainda mais linda e moderna.

Este tipo de porta é uma ótima solução para separar ambientes sem que se perca o espaço que ocupa o raio de abertura de uma porta convencional. Como estas portas deslocam-se horizontalmente é possível fechar grandes vãos abertos.

Existem muitos modelos, tipos e materiais para portas de correr e cada ambiente merece um projeto específico. É possível criar uma porta de correr de madeira, vidro, acrílico, metálicas, de alumínio ou de qualquer outro material que sua criatividade permitir imaginar. A dica que eu dou é sempre tomar cuidado com a escolha do modelo do trilho correto para a o tipo de porta.

Existem vários modelos de trilhos, aparentes, embutidos, de diferentes tipos e materiais. É preciso sempre alinhar o peso da porta com a qualidade do trilho a ser utilizado para que se tenha equilíbrio no conjunto.

Nesta imagem, a porta de correr foi feita de madeira, no formato de um painel disfarçado de parede. Nela foi instalada a Tv de LCD, que se move junto com o movimento da porta. Uma solução muito interessante para aproveitamento do espaço.


Confira 10 dicas para você acertar na escolha das portas de correr.

·         As portas que estão em evidência são as pivotantes, indicadas para ambientes grandes, porque precisam de bastante espaço. Só a distância de onde giram até o batente varia de 5 a 10 cm;

 ·         As opções de madeira e os móveis não precisam ser necessariamente do mesmo tom, mas devem combinar;

 ·         Para apartamentos em que a porta de entrada tem de ser branca, por exemplo, e o morador gostaria que fosse diferente, uma solução é revesti-la do lado de dentro com o material que mais combinar com a decoração;

 ·         Se o ambiente já conta com pisos e móveis de madeira, prefira uma porta pintada ou revestida com fórmica em tons claros, como branco e cru;

·         Portas de vidro e fórmica são as mais fáceis de limpar;

·         Quem quiser optar por uma peça de cor chamativa, seja ela pintada ou de fórmica, deve apostar em um ambiente mais clean para fugir do aspecto cansativo;

 ·         Portas de alumínio são bem-vindas à parte externa da casa e às áreas com muita utilização de água, como banheiro e lavanderia;

 ·         A porta de entrada pode ser diferente de todas as outras. Mas é interessante que as outras sigam um padrão;

 ·         As peças aliadas de espaços pequenos são as de correr (não ocupam espaço de circulação), com espelho (conferem aspecto maior aos ambientes) e as que levam vidro ou acrílico (proporcionam leveza). 

 ·         Esqueça adesivos e pôsteres colados nas portas, bastante comuns em quartos de adolescentes. Troque-os por imagens ou fotos impressas diretamente nelas. Uma maneira de driblar a possibilidade de erros é utilizar essas alternativas apenas nas portas do armário.

Portas de correr embutidas são ótimas para Closet

Closets são ambientes pequenos onde queremos sempre aproveitar o máximo de espaço e otimizar todas as paredes  para a colocação de armários e prateleiras.
A porta de correr embutida  não ocupa o espaço de abertura de uma porta comum e também não perde o espaço na parede do deslocamento de uma porta de correr sobreposta. Ela pode correr embutida na alvenaria, em um nicho de dry wall ou mesmo atrás do armário. O importante é que o espaço do deslocamento da porta não irá ser desperdiçado.
Para utilizar em um closet, outra sugestão para o aproveitamento do espaço é revesti-la de espelho. O espelho é um item indispensável no closet e sendo fixado na porta não ocupa uma parede que irá servir para instalação de mais armários e prateleiras!



Em vez de paredes, portas de correr no apartamento (Fonte:Casa abril)

Neste apartamento de apenas 75 m², no Rio de Janeiro, os painéis de marcenaria se abrem e fecham para transformar os espaços e fazer a área parecer maior.

Quando compraram este apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, os proprietários pretendiam usá-lo apenas nos fins de semana para curtir a praia, os programas culturais da cidade e receber os amigos cariocas. Mas o resultado da reforma agradou tanto que, apesar de o imóvel ter apenas 75 m², hoje eles passam quase toda a semana no local. Assinado pelos arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro, o projeto abriu a cozinha e um dos quartos (que agora abriga a TV e recebe hóspedes) para a sala. Usamos portas de correr, pois os moradores faziam questão de poder fechar os ambientes, conta Alexandre. Quase todos os móveis do apartamento foram projetados sob medida, tirando partido de cada centímetro de área. A maioria das paredes de alvenaria acabou eliminada na reforma e, em troca, surgiram painéis de madeira e portas de correr, mais estreitos e fáceis de instalar. Também procuramos criar planos contínuos na marcenaria. Assim os ambientes parecem mais amplos, ensina o arquiteto. Um exemplo são os painéis com frisos da sala, que se fundem às portas de correr. Se você também quer aproveitar todos os espaços usando portas de correr.

Confira as imagens e inspira-se:

Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto.


No quarto de hóspedes, o sofá com futon (feito pela Brasil Interiores com tecidos do Espaço Multi) funciona como cama de casal. Paredes e marcenaria receberam tinta acrílica acetinada bege (Coral, ref. 1221-P). No piso, tacos de amêndola (Parquet Nobre).


Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto. Note que os frisos conferem unidade visual às peças de marcenaria. Com 3,75 m de comprimento, o sofá (Way Design Contemporânea) ocupa toda a parede sob a janela. Em vez de mesas laterais, há módulos (também da Way Design Contemporânea) que se encaixam no estofado. Almofadas do Empório Beraldin e da Brasil Interiores.
Este painel de correr (1,10 x 1,38 m) ajuda a integrar a cozinha e a sala, transformando a bancada em uma mesa para refeições rápidas. Ele entra em um vão na alvenaria, escondendo-se atrás do espelho. perceba que a porta da cozinha (2,30 m x 90 cm), quando totalmente aberta, se alinha com a parede, dando a sensação de que é um prolongamento do painel com frisos. Dentro do ambiente, a bancada em U abriga pia e cooktop. Paredes revestidas de espelho dão a sensação de que o espaço é mais amplo. Os armários (Favo) seguem o tom das outras paredes do apartamento. Coifa da Falmec.
Junto ao balcão, o banco de freijó lavado (3,10 m de comprimento) atende a mesa de jantar e serve como assento extra na sala. As portas de friso vazado, na lateral externa da cozinha, escondem um armário, como você verá na foto seguinte desta galeria.
Na foto anterior desta galeria, você vê os armários fechados. Aqui, no detalhe, descobre que Roubar um pedaço da área do lavabo foi a solução para criar este armário de louças (68 x 53 cm, altura de 2,50 m). Na parte de baixo do móvel, há uma adega, ventilada graças às portas com frisos vazados. Execução da Marcenaria Morada.
Na estante da sala, um painel ripado disfarça o aparelho de ar condicionado. Rasgos no forro de gesso, também com cabos de sanca, trazem claridade generosa sem prejudicar a decoração. Há apenas um lustre, instalado sobre a mesa de jantar
Desenhada pelos arquitetos, a mesa de jantar de freijó lavado (tampo de 1,80 m x 80 cm) apoia-se na parede e em um único pé de aço cortén. Cadeiras da Novo Ambiente.
Uma porta de correr de 1,50 x 2,20 m, pendurada em um trilho com roldanas aparentes, fecha a passagem entre o quarto e o banheiro. Colado na peça, o espelho de corpo inteiro ajuda o casal a se arrumar. A bancada do banheiro é feita de mármore crema-marfil e a marcenaria, coberta de laca, para resistir à umidade. Louças e metais da Deca.
Em frente à cama, o armário com portas de correr esconde a TV LCD. Cavas fazem o papel de puxadores. A parte superior do móvel tem apenas 20 cm de profundidade, pois faz divisa com a estante do quarto de hóspedes.





Fontes: 

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda sobre como comprar um trilho metalico que faça a porta correr mais junto a parede, aqui em minha cidade a distancia fica pra mais de 2 cms e acho isso um absurdo, eles querem finalizar com acessorios de madeira mas queria manter a parede lisa e limpa e sei que existem trilhos que mantem a porta mais rente, vc sabe como eles podem ser procurados? qual o nome que tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela participação!

      O nome é distanciador ou espaçador para porta de correr. Procure o fabricante do kit que você comprou para ver se eles tem e aonde vende.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Também preciso de um auxílio. Reformei meu lavabo e mandei fazer porta de correr laqueada com trilhos e roldanas aparentes. Ocorre que optei para não colocar batente (ela flutua pela parede). Agora estou com dificuldade para instalar fechadura e imaginar que a solução será aqueles trincos em forma de gancho estão me frustrando. Você teria alguma ideia para me ajudar, vez que a única forma que visualizo é anexar alguma fechadura no marco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE CRISTINA NÃO ESTOU AQUI PARA TE RESPONDER, MAIS SIM PRA SABER SE VOCE ACHOU A SOLUÇÃO ESTOU COM O MESMO PROBLEMA.

      Excluir
    2. Olá Cristiana e Marilene! Obrigada pelo contato.

      O que nós sugerimos aos nossos clientes é que se a porta estiver faceando com o batente é utilizar um trinco inteligente da União mundial (https://www.uniaomundial.com.br/trinco.php) ou então usar um trinco no chão.

      Espero que tenha ajudado e esclarecido à sua dúvida.

      Excluir
  4. QUE TIPO DE FECHADURA POSSO USAR NO CASO DE UMA PORTA PARA BANHEIRO SEM BATENTES DO LADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilene! Obrigada pelo contato.

      O que nós sugerimos aos nossos clientes é que se a porta estiver faceando com o batente é utilizar um trinco inteligente da União mundial (https://www.uniaomundial.com.br/trinco.php) ou então usar um trinco no chão.

      Espero que tenha ajudado e esclarecido à sua dúvida.

      Excluir
  5. Olá, gostaria de alguma recomendaçao para uma porta de correr estilo japonesa (shoji) em madeira. Elas sao muito leves e originalmente correm sobre trilhos de madeira tb, mas para facilitar, acho que podem correr num trilho de metal, mas sao mt leves! alguma sugestão? grata

    ResponderExcluir
  6. Quero fazer uma porta de correr em L igual a da sala e quarto de hóspede desse post. O espaço que preciso fechar tem 2 m um lado e 90 cm do outro e um pé direito de 3 m. Seria a metade fixa e a outra metade de correr. Disseram que não tem como por causa da altura do pé direito. Tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  7. E porta de abrir? é muito dificil de fazer? Estava precisando de uma nova!

    ResponderExcluir
  8. Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto. Gostaria de saber qual foi a ferragem usada nestas portas.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Pretendo colocar uma porta de correr suspensa dividindo 2 ambientes. A minha questão é: Devo colocar uma guia ou trilho no chão para a porta não oscilar ou o trilho superior será suficiente? Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. É possível reutilizar a porta comum de casa para transformá-la em porta de correr?

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante as soluções apresentadas para porta de correr. Além de ter inúmeros modelos, agrega valor imensurável ao ambiente. Parabéns

    ResponderExcluir