terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Roçadeiras, qual utilizar?

Olá pessoal, ansiosos para mais um post da Kausben?

Hoje iremos falar das Roçadeiras, vocês irão conhecer as diferenças entre as roçadeiras à gasolina e elétrica, iremos falar da segurança na hora de manusear este equipamento, e muito mais. Então não esqueça de comentar caso exista alguma dúvida e compartilhe esta matéria nas redes sociais.

Qual comprar, gasolina, elétrica ou à bateria?

A dúvida é comum na escolha de roçadeiras, devido às diversas marcas e modelos. No entanto, algumas informações importantes podem ajudar na hora de decidir qual adquirir.

Apesar de ser uma ferramenta de grande ajuda na limpeza de gramas altas, pastos e alguns tipos de vegetações, é preciso considerar o tipo de área que se quer roçar. Existem dois tipos de vegetações: com plantas mais grossas ou com plantas mais finas. Isso significa que, para plantas mais espessas, é de suma importância escolher uma roçadeira com lâminas e rotações mais potentes.

Existem, atualmente, no mercado, três tipos básicos de roçadeiras: com alimentação a gasolina, à bateria ou elétrica. Se o uso da roçadeira for profissional, é indicado que se opte pelo modelo à gasolina ou etanol, por serem destinado a grandes áreas, tais quais fazendas e locais sem fornecimento de energia elétrica próxima. Com nível de ruído médio, quando comparadas às demais, as roçadeiras alimentadas com combustível funcionam com lâmina ou carretel de nylon.

Por outro lado, as roçadeiras elétricas, mais indicadas para uso doméstico, com trabalhos leves e vegetações menos espessas. Possuem hastes que podem ser rígidas ou flexíveis e com apresentação de voltagem em 110v ou 220v. Além disso, são mais leves, não emitem gases, possuem nível de ruído e vibração baixos e sua operação é fácil.

Há ainda as roçadeiras à bateria, comumente usadas em trabalhos residenciais de jardinagem que necessitam ser feitos de maneira mais silenciosa. São leves e com baixos ruído e vibração, além de não emitirem gases. Sua mobilidade é um ponto a favor, pois não possuem cabos e não necessitam de fonte de energia próxima. Porém a utilização de um carregador se faz necessária.

Saiba mais sobre a roçadeira à gasolina

As roçadeiras a gasolina utilizam a mistura de óleo 2 tempos para lubrificar e fazer a queima junto com a gasolina, como o óleo não queima por inteiro ela necessita de manutenções semestrais para limpar e regular a máquina. Observações importantes são: utilizar sempre gasolina comum (nunca aditivada) e procurar não mudar a marca do óleo 2 tempos para não haver saturação do equipamento.

No mercado existem dois tipos de óleo 2 tempos: o mineral e o sintético, no Brasil é muito mais fácil encontrar o óleo mineral e quando começar utilizar um tipo de óleo deve permanecer com esse, pois misturar os tipos de óleo causa problemas no funcionamento da máquina.

Roçadeiras a gasolina são a maior tendência do momento por facilitarem o trabalho eliminando o uso de energia elétrica, o perigo dos fios e tendo muito mais força e autonomia de trabalho, mas precisam de mais cuidados que roçadeiras elétricas, pois pedem manutenções semestrais, precisam de atenção na mistura do óleo, uma dica importante é sempre usar o misturador adequado e nunca misturar em recipientes sujos ou com tampinhas do óleo, pois a mistura errada leva a fundir a máquina.

As roçadeiras podem utilizar lâmina ou nylon independente de sua potência, mas a espessura do nylon deve ser adequada a capacidade da máquina, geralmente elas variam em 26, 33 e 43cc sendo que as menores são indicadas para jardins e as maiores podem fazer todo tipo de serviço e utilizar todo tipo de nylon.

Lembrando sempre que o carretel de nylon força mais o motor da máquina do que a lâmina por ser mais pesado e tendo isso em vista é necessário saber que a espessura do fio influencia muito no quanto a ponteira será forçada. Na utilização das lâminas os fabricantes indicam sempre que sejam de 3 pontas para dividir melhor o impacto na hora do corte e forçar menos a máquina, mas 90% das pessoas preferem a Lâmina tipo hélice (2 pontas) porque o serviço rende mais, mas deve-se tomar cuidado na hora de amolar para não de balancear a lâmina e evitar usar lâmina torta para não causar danos a ponteira da máquina.


Engraxar a ponteira é muito importante para manter coroa e pinhão lubrificados e não deixar que ocorra um desgaste pré-maturo. Manter os filtros limpos também é algo que aumenta a vida útil do equipamento.

Utilizando a sua roçadeira com maior segurança

Geralmente, em toda casa, sítio, fazenda, campo ou até mesmo nas ruas, há grama ou mato, e isso é um fato evidente. Por esse motivo, muitas pessoas adquirem as roçadeiras – sejam à gasolina ou elétricas, para realizar o trabalho de corte e tratamento desses locais. Mas, não é incomum, por vezes, a operação inadequada desses produtos, o que pode causar graves acidentes. Por isso, é necessário seguir algumas normas para que o trabalho seja desempenhado com total segurança.

Atitudes como ler o manual de instruções, cuidar do equipamento, fazer revisão, entre outras, são extremamente importantes.

Após ler atentamente o manual de instruções, o próximo passo a ser tomado é verificar o ambiente que será roçado. Ao fazer essa inspeção, o trabalhador se certificará de como é o terreno, saberá se há pedras no local ou objetos que podem ser lançados ao se iniciar o trabalho, e também evita-se que a roçadeira ou acessório seja prejudicado por algum material. É muito importante atentar-se para a distância, quando se está roçando, pois numa circunferência de no mínimo 15m do operador não pode ficar outra pessoa. Há grande risco, como já foi mencionado, de serem lançados objetos que podem machucar.

Outro ponto importante a ser comentado é quanto à revisão da roçadeira: da mesma forma que se revisa carros, motos, caminhões etc. a roçadeira também é uma máquina que merece essa atenção. Também devem ser verificados todos os equipamentos de segurança.

Acessórios Indispensáveis ao Operador de Roçadeira
- Protetor auricular;
- Óculos de proteção, se possível em combinação com proteção adicional do rosto;
- Chave de desligar no punho de funções múltiplas;
- Luvas;
- Vestimenta resistente;
- Sapatos de segurança com sola antiderrapante e biqueira de aço;
- Proteção de transporte.
A utilização imprópria do equipamento, assim como a não observância das normas de  segurança, pode por em risco o operador causando sérios danos.

Condições Físicas
O operador não deverá trabalhar quando se encontrar:
• cansado ou doente.
• sob efeito de medicamentos.
• sob o efeito de álcool ou drogas.

Equipamentos De Segurança
•Antes de pôr o equipamento em funcionamento vista e equipe-se de forma adequada para o trabalho.
•Não permita a presença de outras pessoas ou animais a um raio de 15 (quinze) metros ao redor do equipamento. Caso seja necessário a presença de alguma pessoa, esta também deverá estar vestida de modo adequado incluindo os equipamentos de segurança.

Óculos de Proteção
O operador deve usar os óculos de proteção não somente para proteger a vista de qualquer objeto arremessado pela lâmina de corte, como também para evitar inflamação da vista causada pela poeira, pólen e sementes que possam a entrar em contato com a vista.
Óculos de grau podem ser utilizados por baixo dos óculos de proteção. As pessoas que se localizem dentro da área de perigo, também devem usar os óculos de proteção.

Luvas de Proteção
Deve ser do tipo antiderrapante que além de permitir que o operador segure firmemente o equipamento, também reduz a transmissão da vibração do motor p/ o operador.

Protetores Auriculares
A exposição prolongada a ruídos pode causar danos permanentes ao sistema auditivo. Utilize protetores auriculares sempre que operar o equipamento.

Roupas de Proteção
O operador não deve vestir roupas folgadas ou com partes em excesso ou soltas que possam prender em alguma parte móvel do equipamento. Em compensação, elas não podem ser justas ao ponto de limitarem os movimentos do operador.
• Não vista “shorts” ou bermudas.
• Não vista gravatas, laços ou jóias.
• Os sapatos deverão ser antiderrapantes.
• Não use sapatos abertos (sandálias) ou chinelos.
• Não trabalhe com os pés descalços.
• Para aqueles (as) que possuem cabelos compridos, nunca trabalhe com os mesmos soltos, sem que estejam presos a uma altura superior à do ombro.

Equipamentos de Proteção Adicional
Calça jeans comprida e sapatos de proteção antiderrapante geralmente são suficientes na proteção contra objetos arremessados pela lâmina de corte.
Para o corte pesado de capim/mato, protetores de pernas/canela também são recomendados.

Tempo e Ambiente
Roupa apropriada de trabalho e equipamentos de segurança aumenta a fadiga o que pode provocar stress. Procure realizar o trabalho pesado pela manhã ou ao final da tarde quando as temperaturas são mais amenas.

Vibrações e Frio
Certas pessoas, quando expostas a vibrações e ao frio têm seus dedos afetados pelo chamado “Fenômeno de Raynaud”. Eles sentem coceira e queimação, seguidos de perda de cor e dormência dos dedos. As seguintes precauções devem ser tomadas:
•Mantenha o corpo aquecido, especialmente cabeça e pescoço, pés e tornozelos, mãos e pulsos.
•Mantenha uma boa circulação sanguínea, praticando exercícios e não fumando.
•Diminua o máximo possível o tempo de operação com o equipamento.
Caso o operador sinta desconforto, vermelhidão e inchaço nos dedos, seguidos de perda de cor e de sensibilidade, consulte o médico imediatamente.
Dor ou dormência nos dedos?
Consulte um médico imediatamente!

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
O esforço excessivo dos músculos e tendões dos dedos, mãos e ombros podem causar dores intensas, inchaço, dormência e fraqueza das áreas mencionadas. Certas atividades repetitivas da mão apresentam grandes chances de que desenvolver uma “Lesão por Esforços Repetitivos” (L.E.R.)
Para reduzir o rico de L.E.R.:
•Evite trabalhar com os pulsos curvados, muito esticados ou torcidos.
•Faça paradas periódicas para minimizar a repetição.
•Faça exercícios de alongamento para os músculos da mão e dos braços (antes e depois do trabalho).
•Procure imediatamente um médico caso sinta coceiras, dormência ou dor em seus dedos, mãos, pulsos ou braços. Quanto mais cedo a L.E.R. for diagnosticada, menor será o dano causado e mais rápido será a recuperação.

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar as suas dúvidas e compartilhar o nosso blog nas redes sociais.

















Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário