terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Como usar uma plaina desengrossadeira

Na marcenaria tradicional (aquela que trabalha com madeira maciça), temos algumas maquinas que formam toda a base de equipamentos para que madeira bruta seja transformada em móvel.


Um desses equipamentos é a plaina desengrossadeira, ou desengrosso como é mais conhecido.
Apesar do tamanho e barulho e é claro da quantidade de cavaco que produz é um equipamento muito seguro para o operador, uma vez que as facas, ou laminas ficam sob a carcaça e longe das mãos.
Antigamente não era em qualquer oficina que a gente via um, pois eram caros e grandes, com 60 cm de boca, motor gigante e até sistema de freios que serve para segurar o avanço da madeira dando tempo para o motor “ganhar fôlego”. Esses gigantes ainda estão por ai, muitos com 40 anos ou mais.
O fato é que agora com menos de R$2.000,00 é possível ter um portátil na oficina. Munidos de motor com escovas de carvão, sem transmissão por correias e freios são equipamentos uteis, acessíveis, porém até certo ponto frágeis.
Se você acaba de comprar um pretende comprar, fique calmo que vou lhe ajudar a obter bons resultados sem forçar em excesso sua maquina.
O principal é não ter pressa para aparelhar suas madeiras e respeitar os limites do desengrosso. Como tenho muitas dicas para lhe dar aconselho assistir o vídeo que preparei com tudo isso.


Precisou de Plaina Desengrossadeira? #NaKausbenTem

Visite nossa loja online www.kausben.com.br




Fonte: Oficina 44 | Canal da Ferramenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário