quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Porta pivotante: vantagens, desvantagens e cuidados necessários

O que é "Porta Pivotante" e como funciona?


A porta pivotante possui um design diferenciado: ela gira em torno de um eixo vertical. Os pinos de fixação são colocados em cima e embaixo no portal. Ela pode ser utilizada tanto em apartamentos como em casas, internamente ou externamente. Seu uso proporciona elegância, sofisticação e requinte à residência (e também aos ambientes comerciais!). São utilizadas, especialmente, como portas de entrada principal, marcando o acesso e valorizando a entrada.



Vantagens


Uma das grandes vantagens das portas pivotantes é a economia de espaço. Como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada – as portas tradicionais podem bater nos móveis e danificá-los.

Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.




As portas pivotantes também são de instalação fácil quando comparadas às portas convencionais. Como há apenas dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando é fechada é menor – nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças. Geralmente, o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos em madeira e aço são ideais para usar na entrada de residências, por serem mais fortes, resistentes e seguros. Já as portas de vidro podem ser instaladas no interior da casa como divisória de ambientes – como cozinhas e varandas.





Desvantagens


Apesar das vantagens, as portas pivotantes são mais frágeis – por isso, é importante que a porta tenha uma estrutura rígida para não garantir segurança e não gerar empenamento no futuro. Além disso, a vedação é inferior quando comparada à das portas de abrir – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de casa, de acordo com a área onde você more.



Cuidados


Antes de projetar a sua porta pivotante, tenha em mente que a porta de entrada de casa deve ter, no mínimo, 0,80m de largura e 2,10m de altura. Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 0,90m para a abertura, pois cerca de 10cm serão usados para a rotação do eixo e ‘perdidos’ quando a porta é aberta.

Além da porta, também é importante investir em um sistema de fechaduras resistente e seguro – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.


Desenho apresenta o funcionamento de uma Porta Pivotante: à esquerda estão os pivôs de fixação inferior e superior da porta. À direita, uma fechadura rolete, muito utilizada em portas pivotantes, pois permite abrir e fechar a porta sem o uso de maçanetas.


Alguns modelos para se inspirar:

Porta pivotante metálica com vidro, imagem: OWI | Porta projetada por Allen Bianchi Architects | Porta de aço preta projetada por Titus Bernhard Architects | Porta metálica amarela, imagem: Dwell. Imagens: Remodelista


Porta pivotante integrada harmoniosamente à arquitetura da residência. Imagem: Encircle


Modelo de porta pivotante com vidro jateado e madeira. Imagem: Dwell

Porta pivotante utilizada no projeto de Feldman. Imagem: Remodelista

Porta pivotante de madeira e vidro da residência Hidden, projetada por Standard. Imagem: California Architecs


Porta pivotante de vidro: integra o ambiente interno ao externo. Imagem: Rezolution.com

Porta pivotante de vidro utilizada em um ofurô. Imagem: Grabill



Precisou de sistema pivotante? #NaKausbenTem

Venha e confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário