terça-feira, 10 de outubro de 2017

Primavera: tempo de cuidar do seu jardim!

A primavera já chegou e preparar o seu jardim para esta estação é essencial para que as plantas e flores fiquem ainda mais bonitas, pois durante o inverno, as plantas passam por um período de dormência e quase não se desenvolvem e por isso, é importante realizar algumas ações para que tudo volte a florescer.



Limpeza


A primeira coisa a se fazer é uma boa limpeza no local. Retire todos os restos de plantas, folhas caídas, galhos secos e brotos malformados.

É importante retirar também as ervas daninhas e neste momento ficar atento, pois nesta época, o calor e a chuva são propícios para elas.


Adubação


A melhor época para realizar a adubação é no mês de setembro, pois isso irá intensificar as floradas da primavera. De sempre preferência para adubo orgânico, que pode ser de farinha de osso, torta de mamona ou húmus de minhoca. Para adubar, revolva o solo e misture o adubo de acordo com a proporção indicada pelo fabricante.


Mudança


Caso queira mudar a posição das plantas, esta época é ideal pois a adaptação é perfeita. Faça um bom planejamento, pensando em cada lugar para cada planta, antes de retirá-las da terra.





Recuperação do gramado


Como o inverno é uma época mais úmida, durante a primavera é importante fazer uma aeração nos gramados, para ajudar na recuperação. Você pode utilizar uma sapatilha com pregos na sola, que podem ser encontradas em casa de jardinagem, por exemplo.

Corte do gramado


Cortar o gramado é muito importante, mas não apare a grama com menos de 2,5cm de altura, pois ela está sensível por causa do inverno e vai começar a se recuperar agora.

Fungos


Se perceber a presença de fungos é preciso combatê-los. Você pode perceber se as folhas estiverem esbranquiçadas ou com manchas pretas. Para resolver esta situação, aplique um fungicida.

Poda

O inverno é a época ideal para poda, para elevar a copa ou dar formato para as plantas. Mas se por acaso você não fez isso, então o melhor é não mexer mais.

Somente se tiver que fazer poda de limpeza, para retirar brotos ladrões que roubam a energia da planta.




Hora de regar


Se o tempo ainda estiver úmido, não é bom regar as suas plantas à noite. O ideal é fazer isso no período da manhã.



Mudas


Se optar por comprar novas plantas, o ideal é comprar mudas e não sementes. A primavera é a época de florada de algumas flores e se comprar mudas agora, que ainda estarão sem as flores, você pode comprar por um preço mais baixo.

Manter o jardim em ordem exige trabalho e dedicação, mas com poucos recursos, é possível manter ele sempre bem cuidado. Aproveite a sessão de Casa e Jardim da nossa loja, lá você poderá encontrar o que precisa para tornar esta tarefa mais leve! 



Precisou de ferramentas de jardinagem? #NaKausbenTem

Venha e confira!





Fonte: Blog Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário