sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Martelinho de ouro: Saiba como essa técnica funciona

A técnica “martelinho de ouro” consiste em eliminar amassados na superfície de um veículo sem o uso de pinturas. Serve para reparo de pequenos amassados como arranhões, batidas leves ou chuva de granizo e, em alguns casos, para grandes estragos (contando que os danos não sejam profundos).



Quais são as vantagens do martelinho de ouro?

Embora esse serviço de reparo exija paciência e concentração, ele também atrai a atenção de diversos clientes devido à rapidez do reparo e baixo custo, comparado outros serviços prestados em uma oficina. Um exemplo na prática é que serviços de pintura e chapeação levam aproximadamente três dias para deixar o veículo pronto, enquanto o martelinho de ouro entrega o automóvel reparado em 1 hora ou menos (danos maiores levam um pouco mais que 1 hora).

A atenção dos proprietários de carros também se volta ao fato de que o reparo aos danos presentes no veículo não danifica sua pintura e textura original, nem implica na necessidade de troca da lataria.
Onde o martelinho de ouro não se aplica?

No geral, ele é mais indicado para pequenos amassados. Estragos maiores também podem ser eliminados com o martelinho de ouro, porém nem sempre essa será a melhor opção. Exemplo: carros com sofreram batidas e tiveram sua tintura danificada (nesses casos, também será necessário um serviço de funilaria e pintura). Outro exemplo é quando realmente há a necessidade de troca da lataria.

Quais outras ferramentas são usadas?

A técnica do martelinho de ouro é um trabalho artesanal que inclui diversas outras ferramentas para suporte do mecânico. Conheça a função de algumas delas:


Lixadeira Politriz Angular


Utilizada para polir automóveis, a lixadeira politriz possui rotação menor e, por isso, o profissional tem maior facilidade para pausá-la. A peça danificada precisa ser polida antes de iniciar o seu reparo. Também é usada para remoção de materiais deteriorados e preparação para revestimentos da lataria.


Soprador Térmico


Com a função de soprar ar quente, o soprador térmico atinge três estágios de temperatura dependendo da potência escolhida: 20 W: temperatura ambiente (soprador); 1.000 W: temperatura: 350ºC; 2.000 W: temperatura: 550ºC.

Ventosa (Chupetinha)



A ventosa possui nome popular de “chupetinha” e serve para ser utilizada com cola e repuxadeira para retirar amassados da lataria do automóvel. Possui tamanho pequeno, médio e grande.




Precisou de Martelinho de ouro ou outras ferramentas? #NaKausbenTem




Fonte: Blog Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário