terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tipos de Pistola de Pintura

Pistola de pintura é uma ferramenta que permite a Pintura por pulverização que é uma técnica de pintura onde um equipamento pulveriza um revestimento (Tinta, verniz, etc.) através do ar até uma superfície. Os sistemas mais comuns utilizam um gás comprimido (usualmente ar) para atomizar e dirigir as partículas de tinta.

As atuais pistolas de pintura desenvolveram-se a partir dos Aerógrafos e distinguem-se destes pelo seu tamanho e dimensão do padrão de pulverização que produzem. Os aerógrafos são pequenos e seguram-se com uma mão e são muito usados para trabalhos de muito detalhe como retoque de fotografias, unhas, modelismo e trabalho artístico. As pistolas de pintura são maiores e são usados para trabalhos de pintura em grandes superfícies. As pistolas de pintura podem ser de utilização manual ou automática e possuem bicos intercambiáveis para alterar o padrão de pulverização.

Para além da pintura industrial e de construção civil, a pistola de pintura é usada também em áreas como funilaria, artística, bioquímica entre outros.


Aerógrafo


O aerógrafo deu origem as pistola que conhecemos hoje, foi criado para retoques fotográficos, e mais tarde teve sua gama de utilização expandida. Aerógrafos são utilizados para serviços finos e detalhados como retoque de fotografia, pintura de unhas, aerografia, micropintura e modelismo.


Pistola de pulverização convencional


A pistola de pulverização utilizada para pintura de grandes superfícies e de alta produção, geralmente são maiores. Pistolas de pulverização podem ser automatizadas ou operada manualmente, possuem cabeças intercambiáveis para permitir diferentes padrões de pulverização.

São de porte maior que os aerógrafo, e geralmente em formato de pistola com repositório de tinta, e um gatilho maior. Possuem aplicações especializadas, são equipamentos de alta precisão com controle de leque e determinados ajuste conforme a utilização. 


Tipos de bicos


Devido a uma ampla variedade de formas e tamanhos de bicos, a consistência da tinta pode ser variada. A forma da peça de trabalho e da consistência desejada e tinta padrão são fatores importantes na escolha de um bocal. Os três bicos mais comuns são o cone completo, cone oco, e fluxo plano. Existem dois tipos de processos de pulverização. Em um método de operação manual, o equipamento é operado por um operador qualificado, e aplicado a uma distancia de cerca de 6 a 10 polegadas (15-25 cm) do objeto. Em um processo automático, a cabeça da pistola está ligada a um robô automatizado através do bloco de montagem e proporciona o fluxo de tinta a partir das operações pré-programada. O objeto a ser pintado é geralmente colocado sobre rolos ou uma plataforma giratória para assegurar uma cobertura igual de todos os lados. 


Tipos de Pistolas



De acordo com o tipo de alimentação que possuem, as pistolas de pintura podem ser divididas em:

1. Pistola de sucção – utiliza a pressão realizada pelo ar para sugar o produto que se encontra em um copo abaixo da pistola. 



2. Pistola gravitacional – utiliza a própria gravidade para impulsionar o produto. 



A principal diferença entre os dois modelos está no posicionamento do reservatório da tinta que, no modelo de sucção, encontra-se abaixo da pistola, e no modelo gravitacional encontra-se acima da pistola.

Em testes realizados pelo CESVI BRASIL, observamos que na pistola de sucção existe um desperdício considerável: cerca de 5% do produto é desperdiçado por não ser alcançado pelo sistema de sucção.

Quanto ao funcionamento e ao modo de utilização, ambas são similares; a diferença está no conjunto pulverizador de cada uma, que deve ser selecionado de acordo com a viscosidade do produto que será aplicado.

Outro importante item a ser observado é a forma de pulverização da pistola, pois a qualidade do acabamento final da pintura está diretamente relacionada a isso. Existem dois tipos de pulverização mais utilizados: o convencional e o HVLP.



COMPARANDO


Veja uma rápida comparação entre esses dois modelos de pulverização:


Índice médio de transferência


Convencional – 34%

HVLP – 65%



Pressão máxima do ar no bico


Convencional – 2,4 a 4 Bar

HVLP – 0,7 Bar



Pressão na entrada


Convencional – 3,5 Bar

HVLP – 2 Bar



Distância de aplicação


Convencional – 20 a 25 cm

HVLP – 15 cm






Precisando de pistolas? #NaKausbenTem

Venha e confira!












Fonte: | Wikipédia | Clube das Oficinas | Arprex |

Nenhum comentário:

Postar um comentário