terça-feira, 10 de maio de 2016

Conheça os tipos de serra.

Em algum momento da construção, reforma ou acabamento de um ambiente pode ser necessário realizar corte ou o recorte em alguma superfície. Para isto servem as serras. Mas, você sabe quais os modelos disponíveis no mercado e suas funções? Confiras as dicas de hoje e aprenda tudo sobre os tipos de serras:


Serra circular



É recomendada para trabalhos que incluam madeira maciça, placas de fibra dura, madeira estratificada, dentre outros materiais. O modelo manual é menor e garante mais liberdade no manuseio. Já o modelo de bancada é indicado para tarefas com peças maiores que apresentam maior complexidade. Além de atentar para a potência e a voltagem do produto, confira também o tipo de lâmina de que você precisa. Caso sua atividade seja mais minuciosa, escolha uma lâmina com grande quantidade de dentes (acima de 48). Agora, se o corte não exige tanta precisão, um modelo com poucos dentes já é suficiente.



Serra circular de mesa


Muito utilizada por marceneiros e carpinteiros, a serra circular de mesa é uma versão mais robusta da ferramenta, indicada para cortes de grandes peças de madeira ou de plástico. Essa serra de mesa possui uma bancada e, sobre ela, há uma régua que permite cortes precisos de até 45° graus. Atente-se para a potência e a voltagem do aparelho.



Serra Tico-Tico



Utilizada para realizar trabalhos de pequeno porte, como cortes em materiais como madeira, aço, plástico e alumínio. O produto conta com opções para usos doméstico e profissional e vem com punho ergonômico, o que garante um manuseio mais confortável. A serra Tico-Tico de bancada fica fixada em uma bancada, é mais robusta e recomendada para atividades mais complexas. A serra Tico-Tico profissional, por sua vez, é indicada para tarefas mais simples e minuciosas.



Serra esquadraria



Indicada para acabamentos, possibilita trabalhos em ângulos diferentes. Precisão e acabamentos milimétricos são os principais atributos das serras esquadrias. As ferramentas realizam cortes em diferentes ângulos (de até 90°) e em diversos materiais. Para cortar peças em metal, plástico e azulejo, no entanto, adquira um disco de corte indicado para cada uma delas. Utilizada por profissionais, a serra esquadria é um modelo de bancada, ou seja, realiza trabalhos mais robustos. Quem deseja efetuar tarefas mais simples deve optar pela serra meia esquadria, versão portátil e mais leve.

Serra mármore



Constantemente utilizada por profissionais da construção civil, a serra mármore exerce uma importante função nas obras: cortes precisos em concretos, telhas, pisos, azulejos e granitos. Essa ferramenta elétrica, disponível em tensões 110V ou 220V, realiza trabalhos retos e em ângulos de até 45°, dependendo do modelo que você escolher. Com ótima durabilidade, algumas versões possuem uma trava de gatilho, permitindo o uso contínuo do equipamento, além de reguladores que calculam a profundidade do corte, de acordo com suas necessidades.



Serra copo



A serra copo é uma serra em formato circular. É bastante utilizada na marcenaria para cortes em madeira, cerâmica, granito, plásticos e principalmente metais. É utilizada em conjunto com a furadeira elétrica e acompanha outros acessórios, como a haste principal e haste guia (para centralizar o início do furo). Seu corte é suave e rápido. As serras copo podem possuir ainda diferentes diâmetros, o que garante o uso em qualquer tipo de trabalho.



Cuidados para uso:


  • É imprescindível o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), isso garante total segurança na operação.
  • Na hora de iniciar, não faça pressão sobre a serra, pode ocorrer um superaquecimento e causar a quebra da peça.
  • Uma boa dica é fazer movimentos de ida e volta durante o furo para evitar que o acúmulo de pó trave a serra.
  • A manutenção também é muito importante. Qualquer sinal da falta de dentes ou queimaduras no corpo da serra é indicativo de que ela necessita ser trocada.
  • Para manter a conservação, guarde-as sempre limpas. A limpeza pode ser feita com água corrente.



Gostou? #NaKausbenTem








Fonte: | Leroy Merlin |

Nenhum comentário:

Postar um comentário