terça-feira, 5 de abril de 2016

Por que comprar se posso alugar? Conheça os benefícios de se alugar máquinas e ferramentas.

Querendo fazer aquela obra tão esperada em sua casa mais está sem verba para comprar tal ferramenta? Que tal economizar e alugar? Então venha comigo e confira os benefícios de se locar máquinas e ferramentas para a sua obra!



O setor da construção civil enfrenta o desafio cotidiano de cortar custos, aumentar os níveis de eficiência e ganhar produtividade. A rentabilidade do negócio depende da capacidade de fazer mais, gastando menos. Para isso, os gestores dispõem de uma aliada: a locação de máquinas e equipamentos. A estratégia é amplamente utilizada nos Estados Unidos, onde 40% dos equipamentos da construção civil são alugados. Na Europa, devido ao tamanho menor das obras, tal índice chega a 70%.

Entre as vantagens da locação de máquinas pelas construtoras, destacam-se as de caráter econômico. A primeira delas se refere à redução do volume de recursos direcionados à aquisição de equipamentos. A empresa obtém ainda maior rentabilidade sobre o capital investido, concentrando suas atenções na atividade fim.

TECNOLOGIA DE PONTA

As construtoras que optam pela locação têm a vantagem de ter à disposição equipamentos modernos, com tecnologia de ponta. Isso faz a diferença em termos de produtividade no canteiro de obras. A maioria das locadoras de máquinas renovam suas frotas e estoques a cada cinco anos, o que garante a oferta do que há de mais moderno em termos tecnológicos.


A locação permite às empresas testes e comparações de desempenho entre máquinas. Caso o equipamento não se adeque às necessidades da obra, negocia-se sua substituição por outro. O processo ocorre com rapidez, sem gerar impacto no cronograma de atividades do canteiro.

RISCOS NA COMPRA

A aquisição de máquinas traz riscos para a empresa. Como lidar com a instabilidade do mercado? O equipamento utilizado em uma obra pode ficar inativo por longos períodos, gerando despesas com manutenção, reparos, inspeções, logística e armazenamento – além do pessoal destinado às tarefas.

Pelo sistema de locação, a construtora não precisa se preocupar com despesas e obrigações fiscais decorrentes dos equipamentos. No caso de máquinas para uso esporádico, alugar não é uma opção, mas necessidade.

Sob o ponto de vista financeiro, a aquisição apresenta desvantagens. Máquinas e equipamentos incorporados ao patrimônio da empresa implicam em maior imposto a pagar. Por sua vez, gastos com locação são dedutíveis do Imposto de Renda.


FACILIDADES

A rapidez no processo de locação traz benefícios para as construtoras. Os contratos são fechados sem burocracia e os equipamentos seguem para o canteiro mediatamente. Dessa forma, os engenheiros ganham agilidade no planejamento do trabalho e mantêm em dia o cronograma da obra.

Independentemente do porte da construtora, a locação de máquinas e equipamentos deve ser analisada como primeira opção. Em tempos de instabilidade no mercado e de retração nos investimentos, comprometer recursos na aquisição de ativos significa adotar uma estratégia arriscada.





Gostou? Então se prepare que vem novidade por ai!






Fonte: | Blog da Obra |


2 comentários: