terça-feira, 21 de julho de 2015

Diferença entre Transformador e Inversor de Solda - Descubra

Olá pessoal, hoje é terça-feira e dia de post novo no blog! Esta semana iremos falar sobre a diferença entre Transformador e Inversor de Solda. Então vamos lá!
O transformador de solda tem sido largamente utilizado nos últimos anos, mas a tecnologia digital chegou também às máquinas de solda. Por isso, na hora de adquirir um equipamento para soldagem com eletrodos, qual é a diferença entre Inversor ou Transformador?


TECNOLOGIA

Os transformadores são basicamente constituídos por um núcleo revestido por enrolamento de bobinas de cobre. Trabalham em corrente alternada (CA) e os valores de corrente e tensão são alterados através da posição do núcleo. Possuem algumas limitações de acordo com tipo de eletrodo devido a construção física do equipamento.  

Os inversores são constituídos por circuitos eletrônicos, garantindo eficiência e conforto na mudança de corrente e tensão. São equipamentos compactos, potentes podendo trabalhar com uma gama maior de eletrodos.


CONSUMO DE ENERGIA

Pela diferença de tecnologia, os inversores são mais eficientes, e consomem menos energia que os transformadores.

CICLO DE TRABALHO

Seja para soldagem ou para ponteamento, quando se fala em ciclo de trabalho (período em que a máquina está soldando), os inversores são mais eficazes, conseguindo manter um determinado valor de corrente por mais tempo.

Exemplo: em um período de 10min:
Maquina 100A@60% = 6min soldando (100A) e 4min em descanso

PESO E TAMANHO


O inversor é aproximadamente 3 vezes mais leve e mais compacto que o transformador de solda, possibilitando o uso em lugares de difícil acesso. O transporte é ainda mais fácil com o uso da alça de ombro, disponível em todos os inversores portáteis.



FACILIDADE DE USO

O ajuste dos parâmetros de solda nas máquinas para eletrodos é geralmente simples, selecionando apenas a corrente de soldagem através de uma manivela ou um botão.

Os inversores possuem painéis extremamente simples com potenciômetros e em alguns casos displays indicativos, facilitando o ajuste e precisão dos parâmetros. Já os transformadores possuem ajuste simples através de manivelas, que em relação aos inversores não apresentam a mesma agilidade e conforto.




Fonte: | Esab | 


Gostou? Não esqueça de comentar o que está achando do nosso blog e também as suas dúvidas. Sua opinião é muito importante para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário