terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Porcas: principais tipos e aplicações

Conheça os principais tipos de porcas presentes no mercado industrial bem como suas características específicas e aplicações


As porcas são elementos de fixação que se associam a roscas e parafusos. Seu principal objetivo é travar a rosca do parafuso, evitando o afrouxamento do elemento.

Existem diversos tipos de porcas, cada qual com suas especificidades. Algumas são indicadas para aplicações onde há movimentação, trepidação; outras realizam o travamento total da rosca, permanentemente.

Selecionamos os principais tipos de porcas disponíveis no mercado, suas características e principais aplicações.

Tipos de Porcas



Porca Sextavada



A porca sextavada é utilizada com outros tipos de fixadores, principalmente com parafusos franceses, sextavados e barras roscadas.




Porca Sextavada Baixa




A porca sextavada baixa é similar à convencional, porém possui espessura menor, podendo ser utilizada em aplicações que necessitam de menos espaço.



Porca Sextavada ASTM A194 2H



A porca sextavada ASTM A194 (pesada) é utilizada na construção civil, em galpões, edifícios, estruturas metálicas e em carrocerias de caminhões.




Porca Sextavada ASTM A563


A porca sextavada ASTM A563 (pesada) é utilizada na construção civil, em galpões, edifícios, estruturas metálicas e em carrocerias de caminhões.




Porca Sextavada Flangeada



A Porca Sextavada Flangeada é indicada em montagens que exigem um nível de segurança elevado. Evitar vibrações e oscilações.




Porca Sextavada Flangeada Serrilhada



A Porca Sextavada Flangeada Serrilhada é utilizada em rodas para bicicletas, especificamente na montagem do cubo traseiro.




Porca Sextavada Torque



A Porca Sextavada Torque evita vibrações, oscilações, movimentos naturais de sistemas, melhorando o desempenho da operação.




Porca Flangeada com Nylon




A Porca Flangeada com Nylon é indicada em montagens que exigem um nível de segurança elevado. Evita vibrações e oscilações.



Porca Travante Alta com Nylon


A Porca Travante Alta Com Nylon é utilizada para maior segurança em diversos sistemas, evitando vibrações e não danificando as roscas.




Porca Travante Baixa com Nylon


A Porca Travante Baixa Com Nylon é utilizada para maior segurança em diversos sistemas, evitando vibrações e não danificando as roscas.





Porca Quadrada



A Porca Quadrada é utilizada com outros tipos de fixadores, principalmente com parafusos franceses, sextavados e barras roscadas.



Porca Borboleta



A Porca Borboleta é indicada para aplicações que não necessitam de grande aperto, já que este é feito manualmente. Ótima para sistemas de regulagens, onde há montagem e desmontagem freqüente.




Porca Dupla



A Porca Dupla é bastante utilizada em caminhões, implementos agrícolas, tratores e outros veículos pesados.




Porca Castelo sem Coroa




A Porca Castelo Sem Coroa é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.




Porca Castelo com Coroa Alta




A Porca Castelo com Coroa Alta é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.





Porca Castelo com Coroa Baixa



A Porca Castelo Com Coroa Baixa é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.



Porca Sextavada de Solda



A Porca Sextavada de Solda é usada em montagens de difícil acesso, em chapas muito finas, não contendo filetes suficientes para travar a rosca.



Porca Quadrada de Solda



A Porca Quadrada de Solda é é usada em montagens de difícil acesso, em chapas muito finas, não contendo filetes suficientes para travar a rosca.



Porca Calota



A Porca Calota é utilizada em máquinas e sistemas que necessitam de uma proteção na ponta de suas roscas.




Porca Calota Forma Baixa



A Porca Calota Baixa é utilizada em máquinas e sistemas que necessitam de uma proteção na ponta de suas roscas.



Porca Fendada



As porcas fendadas são utilizadas para gerar uma pressão constante sobre determinados filetes da rosca do parafuso. Muito presentes nas indústrias de mineração, ferroviária, celulose e outros.




Porca Sextavada de Roda



A Porca Sextavada de Roda foi desenvolvida especialmente para a fixação de rodas de automóveis, caminhões, etc.




Porca Garra



A Porca Garra é indicada para a fixação de encostos e pés em móveis estofados, como poltronas e sofás.




Porca Pall Nut de Segurança




A Porca Pall Nut de Segurança é utilizada em torres de elétricas, de telecomunicações, etc. Sua principal função é evitar o afrouxamento devido às mudanças climáticas e também, de vibrações.



Prolongador



O Prolongador é utilizado junto com parafusos e prisioneiros na formação de chumbadores CBC.




Porca U



A porca U possui um formato de pinça que exerce pressão dupla sobre a cabeça do parafuso. Utilizada em syperfícies frágeis como plásticos, superfícies esmaltadas, como também em operações de solda.



Outros tipos


O universo da fixação é bem amplo. Existem muitas outras variações de porcas, algumas delas desenvolvidas especialmente para a aplicações em determinados produtos da indústria, como motores de carros, maquinários pesados, etc.


Precisou de porcas? #NaKausbenTem



Fonte: CRV

Nenhum comentário:

Postar um comentário