quarta-feira, 17 de abril de 2019

O que é torque? E o que é um torquímetro?

O que é torque?



Ao trocar o pneu de um carro utilizamos uma chave (chave de rodas em formato de L) que, em contato com a porca que prende a roda e estando sob a ação da força aplicada por nós (força resultante/decomposição deve ser perpendicular ao braço da chave), produz a rotação da porca, permitindo-nos a retirada da roda e a troca do pneu. A retirada da porca com a chave citada torna-se mais fácil à medida que aumentamos o “braço” da chave, exigindo-nos menor quantidade de força para que possamos executar um mesmo trabalho.


Ações que executamos no cotidiano, como abrir uma porta, trocar o pneu de um carro utilizando uma “chave de rodas”, dentre outras circunstâncias, exigirá de nós menor quantidade de força se o braço da “alavanca” for aumentado.


A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da orça f aplicada em relação a um determinado ponto pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto. Eis o conceito que justifica o motivo da maçaneta da porta de sua casa ficar longe da dobradiça (polo), pois se estivesse próxima necessitaríamos de mais força para abri-la ou fechá-la. Caso ainda tenha dúvida acerca das aplicações desta grandeza; tente abrir uma porteira aplicando a força bem próxima das dobradiças e verá o resultado.


O torquímetro é uma ferramenta que parece ser mais complicada do que é. Basicamente, ele serve para apertar parafusos e porcas e, normalmente, tem a forma de uma haste de metal com um furo onde colocamos um extensor e uma chave de encaixe. Mas no que isso difere de qualquer outra ferramenta cujo princípio seja “apertar” e “afrouxar”?


É aí que está o diferencial do torquímetro e o motivo que pode levar você a adquirir um. Ele também mede o torque (força de rotação) do parafuso, ou porca, fazendo com que os ajustes se tornem muito precisos.


O torquímetro lida com o aperto final e vai nos dizer se o parafuso precisa de mais ou menos aperto para que se mantenha firme sem que exerça pressão demais, o que pode causar danos à peça na qual ele esteja fixado. Por isso, tenha em mente que você o utilizará somente para regular o torque.


Abaixo podemos ver as principais unidades de medida utilizadas:

newton metro (N.m)
quilograma - força metro (kgf.m)
libra - força polegada (lbf.in)
libra - força pé (lbf.ft)


Exatidão de um torquímetro


Segundo a Norma ISO 6789:2003:


Os torquímetros digitais (TIPO I CLASSE C), tipo relógio e medidor de aperto de tampas (TIPO I CLASSE B) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado para escalas até 10 N.m e de até 4% para torque máximos acima de 10 N.m. Esta exatidão é exigida entre 20% e 100% do valor da escala.


Os torquímetros tipo vareta (TIPO I CLASSE A) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado, entre 20% e 100% do valor da escala.


Os torquímetros tipo estalo (TIPO II CLASSE A) e tipo estalo sem escala (TIPO II CLASSE B) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado para escalas até 10 N.m e de até 4% para torque máximos acima de 10 N.m. Esta exatidão é exigida entre 20% e

100% do valor da escala.


Torque em parafusos



TABELA DE REFERÊNCIA DE TORQUE PARA PARAFUSOS PADRÕES


Os valores de torque apresentados nesta tabela ao lado são apenas para orientação. Os valores exatos são definidos em testes baseados em experiências de trabalho.



O coeficiente de fricção ou atrito depende diretamente do acabamento, lubrificação, material e da área de contato entre os elementos de fixação. Influenciando, assim, na força resultante repassada à rosca do parafuso.


Acabamento e lubrificação

É sempre aconselhável se ter um bom acabamento e lubrificação no conjunto para que haja o mínimo de perdas possíveis, devido ao coeficiente de atrito. Assim os valores de torque calculados serão suficientes para uma fixação segura.


Na tabela ao lado levamos em consideração Norma ISO 272 e o coeficiente de atrito de 0,125.














Precisou de torquímetro?  #NaKausbenTem

✔️ Rua Sete de Abril, Nº 601 - Petrópolis/RJ
📞 (24) 2231-6644
📱 WhatsApp: (24) 97402-4777





Fonte: Tork Fort

Nenhum comentário:

Postar um comentário