terça-feira, 11 de dezembro de 2018

DICAS DE SEGURANÇA PARA A SUA MÁQUINA DE SOLDA

Mais perigoso que a maioria dos trabalhos na indústria, a soldagem envolve muito mais que apenas calor. Por estar presente durante o processo de solda, o soldador deve se proteger dos fumos de soldagem expelidos, dos ruídos, choques elétricos, incêndios, explosões, alta luminosidade e até mesmo da radiação.
Portanto, é essencial que o soldador seja, além de preparado e especializado, também conhecedor das medidas que vão garantir sua segurança e a boa manutenção do sua máquina de solda.
Aqui, vamos listar algumas dicas preciosas para que a soldagem ocorra com segurança, tanto para trabalhadores da indústria como para soldadores ocasionais. Confira:

Medidas de segurança para o uso da máquina de solda



Primeiro de tudo, é vital que se use EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Por conta dos perigos que permeiam toda ação da soldagem, nenhuma parte do corpo do profissional pode ficar desprotegida. Os riscos de queimaduras pelo calor ou por materiais expelidos da poça de fusão.
Além disso, o arco elétrico gerado é extremamente nocivo para olhos desprotegidos. A pele descoberta também pode sofrer com queimaduras e, se por um longo prazo não houver proteção, até mesmo câncer de pele.
Soldadores devem se atentar aos perigos e usar os EPIs recomendados:
  • Avental.
  • Touca.
  • Roupa com mangas longas.
  • Proteção para pernas (polainas, por exemplo).
  • Luvas longas.
  • Óculos de proteção.
  • Botas de segurança com solado isolante e bico de aço.
  • Máscara de proteção com lentes na tonalidade correta e necessária.
  • Protetores auriculares.
Os primeiros itens, se fabricados em couro ou raspa de couro, são uma excelente e segura escolha.
Importante ressaltar que todo EPI deve acompanhar o selo CA (Certificado de Aprovação), emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que garante que o EPI é funcional e confiável.
Porém, além dos EPIs, também é necessário se atentar aos EPCs ou Equipamento de Proteção Coletiva. São ele que garantem um bom ambiente de trabalho, a integridade da máquina de solda e, acima de tudo, a sua.
  • Extintores de incêndio a uma distância segura do local de solda.
  • Sistema de extração de gases.
  • Ventilação adequada e projetada, que não prejudicam a soldagem, mas limpam o ar.
  • Cortinas para solda.

O que fazer e o que não fazer no processo de soldagem



Ao trabalhar com uma máquina de solda, talvez a rotina ou a confiança façam o profissional ignorar algumas das proteções. Essa é uma prática extremamente perigosa.
A soldagem é um trabalho suscetível às condições do ar, dos arredores, da equipe de trabalho e dos materiais. Se houver alguma anomalia, a omissão da segurança pode custar caro.
Sabendo disso, o profissional que lida com uma máquina de solda deve saber de algumas coisas a se evitar durante o trabalho.
Para os que usam lente de contato, é importante tirá-las antes de começar a soldar. A radiação infravermelha é capaz de aquecer o líquido dos olhos, o que pode fundir a lente na retina e causar uma lesão grave.
Por trabalhar com fontes de energia de baixas tensões e altas intensidades, a energia elétrica utilizada ao trabalhar com uma máquina de solda deve ser bem administrada para que não haja uma descarga elétrica no profissional.
Portanto, fique esperto com as condições dos cabos e conectores das máquinas de solda, que além de perigosos também prejudicam a solda. Procure limpá-los sempre que der e fazer isso em ambientes secos.
Aqui os EPIs, especialmente a roupa de raspa de couro, fazem toda a diferença. Com eles, o profissional tem certo isolamento, que o protege de ocasionais circuitos fechados que poderiam ocorrer caso tocasse na bancada de trabalho desprotegido.
Por último, uma dica que pode prevenir incêndios ou ocasiões relacionadas ao fogo: algumas empresas, receosas pelo cuidado com suas máquinas de solda e com a saúde do profissional, desenvolveram uma técnica de cuidado que exige cinco passos.
  • Remover todos os combustíveis e líquidos inflamáveis da área de trabalho da soldagem e de perto da máquina de solda.
  • Vedar aberturas em pisos ou paredes para que fagulhas não escapem ou acumulem e comecem um incêndio.
  • Cobrir máquinas, equipamentos e ferramentas que não podem ser removidas e que apresentam perigo de sofrerem com o calor da solda, as fagulhas e etc.
  • Manter extintores próximos e estar atento às classes de cada um e sua aplicabilidade conforme o risco de cada área de trabalho e material usado.
  • Estar vigilante aos quatro passos anteriores. Fazer o double-check (revisar o que foi feito para ter certeza que não deixou nenhum detalhe passar) e ficar atento às condições de cada trabalho.
Parece um tanto complicado de início, mas não é difícil de incorporar na rotina estes cuidados básicos e necessários. Assim, além de segurança, o profissional aproveita melhor o potencial de sua máquina de solda, aumenta a vida útil do equipamento e mantém a qualidade no trabalho.


Ficou alguma dúvida sobre máquinas de solda, cuidados específicos ou aplicações que lhe interessam? Deixe um comentário que logo lhe responderemos! Se gostou das dicas ou tem alguma experiência ou cuidado a mais a compartilhar, comente também!

Precisou de Máquinas de Solda ou EPI? #NaKausbenTem
✔️ Rua Sete de Abril, Nº 601 - Petrópolis/RJ
📞 (24) 2231-6644
📱 WhatsApp: (24) 97402-4777

Nenhum comentário:

Postar um comentário