Para escolher o parafuso ideal é preciso prestar atenção em algumas características
Comprar fixadores para sua linha de montagem, operação e manutenção, nem sempre é fácil. O universo da fixação é muito abrangente e possui uma ampla variedade de produtos, para as mais diversas aplicações. Por isso, antes de escolher o parafuso, é preciso analisar onde será sua aplicação. Desta forma o leque de possibilidades será reduzido a itens específicos.
É claro que muitos elementos podem ser adaptados à situações diferentes. Porém, na maioria das vezes, cada parafuso tem sua função específica.
Após a definição da aplicação, você precisa prestar atenção em 5 características para escolher o parafuso ideal, além de evitar confusões com quem estiver lhe atendendo.
1. Modelo
Qual é o tipo de parafuso que precisa? Parafuso para madeira? Parafuso máquina? Auto-Atarraxante? Brocante? Este é o ponto inicial para qualquer compra de fixadores. É preciso identificar o tipo/modelo específico que deseja utilizar.
2. Tipo de Cabeça
Qual é a cabeça deste parafuso? Cabeça panela? Chata? Cabeça sextavada? Flangeada? Cilíndrica? Qual será a fenda do fixador? Será fenda simples? Fenda Phillips? Fenda Torx? Fenda Combinada Este fixador virá com algum outro elemento ou característica diferenciada?
Vem com porca? Sem porca? Tem a ponta côncava? Ponta plana? Informações como essa agilizam em muito o processo de compra.
3. Rosca / Passo
Qual é o tipo de rosca solicitado? Seria polegada? Métrica?
- Se for polegada, seria rosca grossa (UNC) ou rosca fina (UNF)? Seria rosca BSW (utilizado apenas para o tamanho de 1/2″)
- Se for métrica, seria rosca grossa (MA) ou rosca fina (MB)?
- Seria passo 1,25?
É bem importante que você se informe a respeito do tipo de rosca do parafuso. Cada tipo tem seu número de filetes e inclinação específica, o que garante melhor rosqueamento e resistência em determinadas aplicações.
4. Material
Qual é a composição deste fixador? Seria aço carbono 5.8? Aço carbono 8.8? Seria Grau 2, Grau 5 ou Grau 8? Seria de aço inoxidável? A composição do material garantirá a resistência do fixador para a devida aplicação.
Neste ponto, é necessário o conhecimento técnico de quem irá utilizar. Cada composição possui seu grau específico de resistência contra tensão, peso e outras variáveis físicas.
5. Banho / Acabamento
Qual será o acabamento deste parafuso? Será apenas polido? Será zincado branco? Bicromatizado? Galvanizado a fogo?
Esta é outra característica muito importante a especificar. É o tratamento térmico que garantirá a resistência do fixador contra intempéries. Cada banho possui sua resistência específica contra a corrosão, calor e condutividade.
Precisou de fixadores? #NaKausbenTem



Fonte: Blog CRV Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário