terça-feira, 6 de março de 2018

Como dimensionar uma maquina de alta pressão

O que é  pressão e vazão ????


Inicialmente temos que expor quais as finalidades destas caracteristicas nas lavadoas de alta pressão :

- Pressão: É a força de impacto do jato d’agua. !!!

- Vazão: Vazão é a quantidade de água consumida em um período de tempo.



Sendo assim, se necessitamos retirar sujeiras mais incrustadas, devemos trabalhar com uma pressão maior. Se desejamos fazer uma varrição maior, devemos ter maior vazão da lavadora de alta pressão.

Motores.. Isso faz diferença ??

Sim, Fazem toda a diferença. Por exemplo uma lavadora de alta pressão doméstica e outra profissional podem ter a mesma pressão e mesma vazão, porém tem bombas, cabeçotes e motores diferentes. As lavadoras profissionais são feitas para uso mais intenso e as domésticas para uso esporádico. Isso também dita a diferença de valores entre as máquinas domésticas e profissionais. 

Abaixo os 2 tipos de motores elétricos mais utilizados nas lavadoras de alta pressão :

- Motor Universal: O motor universal é um motor com menor peso que gira em uma rotação mais elevada. É um motor geralmente usado em equipamentos eletroeletrônicos, inclusive na maioria Lavadoras de Alta Pressão da linha HOME & GARDEN. São motores de menor custo que trabalham com o princípio "carvão e escova". Esses motores são para equipamentos com uso menos intensivo (ocasional) como por exemplo lavagem de automóvel em fins de semana, etc. Tem durabilidade menor que os motores a indução, porem tem menor custo também, sendo perfeitos para tarefas domésticas em geral.

-Motor de Indução: O motor de indução é um motor um pouco mais pesado que gira à uma rotação mais baixa do que o motor universal. É um motor que apresenta excelente vida útil e baixíssima manutenção, por isso é usado em equipamentos de trabalho intenso, como por exemplo as lavadoras de alta pressão profissionais e industriais. São motores elétricos mais caros que os motores universais, porém a longo prazo são vantajosos por oferecer baixa manutenção e alta durabilidade.

Se for utilizar a maquina ocasionalmente, o motor universal é a opção com melhor custo-benefício, porém, para aplicações mais profissionais deve-se utilizar obrigatoriamente maquinas com motor de indução.

E os Cabeçotes?


Os cabeçotes são as partes da máquina que devem suportar a pressão interna . Temos os seguintes tipos :

-Cabeçote N-Cor: Os cabeçotes das Lavadoras de Alta Pressão Kärcher, para uso doméstico, são feitos de Poliamida, que é nylon com fibra de vidro, e é conhecido como N-COR, que significa Não Corrosivo, ou seja, não ocorre oxidação quando está em contato com água, proporcionando o melhor custo beneficio para o cliente e garantindo a melhor qualidade que só a Kärcher pode proporcionar. Poliamida reforçada com fibra de vidro (N-Cor) também é usada em outras aplicações de alta tecnologia, tais como molinetes de pesca, ligações de esqui e até em aviões.

-Cabeçote de Alumínio: Os cabeçotes de alumínio atualmente são utilizados pela Kärcher na K 3.30 S M Plus. A Kärcher utiliza uma liga de alta qualidade, o que garante que os equipamentos tenham excelente vida útil. Apesar da classificação doméstica da K3.30 S M Plus, ela tem caractetisticas de uma lavadora semi-profissional, tendo bombas, motor a indução e cabeçote que permitem um uso mais intenso que uma lavadora de alta pressão doméstica comum.

- Cabeçote de Latão: Os cabeçotes das Lavadoras de Alta Pressão Kärcher semiprofissionais e profissionais são feitos de latão forjado, pois este material oferece alta resistência e durabilidade aos equipamentos. Esse material oferece elevada resistência à pressão, além de alguns modelos poderem suportar maiores temperaturas de trabalho, fazendo dele material mais inddicado para esse tipo de aplicação.

Bombas:


As bombas são os elementos que geram a pressão e bombeamento da água. Os tipos são os seguintes:

- Bomba Axial: Essa bomba tem construção mais simples, sendo normalmente usada nos equipamentos da linha Casa & Jardim e Profissional leve. A Lavadora de Alta Pressão com bomba axial é mais leve e compacta, tendo como principal componente o disco oscilante, modo de acionamento da bomba, que faz movimentar os pistões por meio de movimentos circulares e oscilantes.

-Bomba Radial: Essa bomba tem construção um pouco mais robusta e é usada nos equipamentos da linha Profissional. A Lavadora de Alta Pressão com bomba radial é um pouco mais pesada e maior em relação aos modelos que utilizam bomba axial. O principal componente desta bomba é o virabrequim, que funciona como um pedal de bicicleta, fazendo a movimentação direta dos pistões.

IMPORTANTE:
Não existe uma bomba e cabeçote melhor ou pior e sim o ideal de acordo com a utilização da lavadora de alta pressão. Em outras palavras, quanto mais profissional for a utilização da lavadora, mais o equipamento será exigido, requerendo características mais robustas, como por exemplo o cabeçote de latão, com a bomba radial.



Precisou de hidrolavadoras? #NaKausbenTem

✔️ Rua Sete de Abril, Nº 601 - Petrópolis/RJ
📞 (24) 2231-6644
📱 WhatsApp: (24) 97402-4777




Fonte: Blog Kärcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário