terça-feira, 14 de novembro de 2017

Escada de alumínio, madeira ou fibra de vidro: qual é o melhor modelo para ter em casa?

Cena frequente: você tem que trocar uma lâmpada, mas não alcança o bocal com uma cadeira. A solução, então, é fazer gambiarras: livros, caixas e outros materiais de apoio são colocados para alcançar o pé direito - quase uma receita perfeita para um acidente. Essa é uma das razões pelas quais uma escada é tão essencial para a sua casa quanto uma caixa de ferramentas básica: pode parecer inútil inicialmente, mas faz uma enorme diferença na hora do aperto. Ok, você se convenceu de comprar uma, mas chegando na loja é fácil se perder entre tantos modelos e materiais. Para escolher direito a que mais combina com as suas necessidades, dá uma olhada nas nossas dicas:



Leve em conta para quê você vai utilizar a escada


O propósito principal para o qual a sua escada será usada, é o fator mais importante na hora da compra. Para mobilidade e versatilidade, a de fibra de vidro é a ideal: bem leve, ela pode ser transportada facilmente para qualquer lugar. Infelizmente, esse modelo é - dentre os três - o mais caro e menos resistente, então seu orçamento será decisivo. Um fator a se prestar muita atenção é o local de utilização. Caso ele passe perto de fios elétricos, você não deve utilizar a de alumínio sob hipótese alguma: o material é eletrocondutor e há uma grande chance de você se machucar. Os modelos de madeira e fibra de vidro, aliás, ganham pontos por serem isolantes. Além disso, escadas que receberão objetos (como latas de tinta apoiadas em sua superfície para pintar paredes) devem ter capacidade maior, já que precisam suportar mais peso. Em geral, o material não influencia muito nisso, o necessário é perguntar na loja ou checar as indicações do fabricante: para estar o mais seguro possível, escolha modelos que suportem acima de 120 kg.


Madeira é um coringa

Dentre todas essas opções de escada, a de madeira é a mais coringa: não conduz eletricidade, é bastante resistente a impactos e pode até mesmo ser armazenada do lado de fora, já que resiste às ações do tempo. Além disso, ela é pesada, o que gera maior equilíbrio na hora da subida. A escada de madeira só perde para a sua versão em alumínio quando falamos de facilidade de limpeza e peso máximo suportado pelos modelos mais comuns: se esses fatores não forem os mais importantes para você, a sua casa vai estar bem atendida com a primeira opção.



Cuidados extras

É ideal que os pés da escada sempre sejam de borracha - dessa forma, você dá mais estabilidade às bases e evita desequilíbrios e quedas. Da mesma maneira, preste atenção aos calçados que você utiliza: eles devem ser antiderrapantes e ter a sola plana. Preferencialmente, use capacete de proteção ao realizar consertos na escada, assim como luvas e outros apetrechos de segurança necessários. É bom também sempre manter as partes de metal limpas e lubrificadas, assim como as polias e travas de segurança em dia - dessa forma, vai ser bem difícil acontecer algum acidente durante o uso da sua escada nova.


Precisou de escadas? #NaKaubenTem


Fonte: Blog Leroy Merlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário