sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Como descobrir o tamanho da máquina da fechadura ideal para a sua porta e não errar na hora da instalação



Alguns detalhes estão tão presentes nas nossas vidas que nem nos damos conta de sua importância até precisarmos deles. É o caso da fechadura, que está presente em praticamente qualquer porta do mundo. Além de permitir que fiquem fechadas e não batam com a ação do vento, são essenciais para a segurança de residências e estabelecimentos comerciais. Mas ao contrário do que muitos podem pensar, fechaduras e portas são vendidas de formas distintas, e precisam ser instaladas posteriormente. Mas então, como saber que não errou na hora de comprar ambos os modelos?
Componentes internos da fechadura

Antes de mais nada é preciso compreender quais são as peças que compõem a parte interna da máquina da fechadura. São elas:

1. Lingueta: é a famosa tranca, acionada por meio da chave e responsável por impedir que qualquer um entre no local;

2. Trinco: acionado por meio da ação da maçaneta, é o que permite que a porta não fique batendo devido à ação do vento;

3. Testa: retângulo metálico que fica encaixado na parte externa da porta. É nele que temos as aberturas para a lingueta e para o trinco;

4. Cubo: espécie de buraco onde a maçaneta ficará encaixada;

5. Cilindro: local onde é inserida a entrada da chave.


Tamanho ideal


Agora que você já conhece os componentes internos, lembre-se que será preciso colocar toda a máquina da fechadura na parte interna da porta escolhida. E para isso as medidas devem bater, correto? Como no Brasil não temos que lidar com invernos rigorosos as portas não costumam ser tão grossas quanto as encontradas na Europa, por exemplo. Aqui, as portas de madeira costumam utilizar fechaduras com as seguintes medidas: 40 mm, 45 mm e 55 mm. E se a sua preocupação for com a segurança, saiba que quanto maior for o seu tamanho menor será o risco de arrombamento.
Como não errar na instalação da fechadura

Na hora de instalar a máquina de fechadura na porta alguns cuidados devem ser tomados. Em primeiro lugar é preciso ter muita atenção ao trabalho que está sendo feito, já que pequenos erros podem interferir muito no resultado final. O primeiro passo é ver como o trinco ficará posicionado, para em seguida fazer as marcações com lápis ou giz não só na porta, mas também no batente.

Em seguida é preciso criar o espaço onde ficará embutido o corpo da fechadura. Para isso é preciso fazer dois furos nas extremidades delimitadas anteriormente para depois abrir uma espécie de buraco entre eles. Retire o excesso de madeira com um formão até que a fechadura consiga ser colocada perfeitamente.

Da mesma forma que você fez a marcação anteriormente, repita o processo para delimitar a área do cilindro. Uma boa ideia é fazer o desenho do tambor, que deve ser apoiado na parte externa da porta. Só então faça a perfuração e comece a prender a fechadura e a maçaneta com seus devidos parafusos.

Mas calma, faltou abrir o espaço no batente da porta! Afinal, a lingueta e o trinco devem ficar em algum lugar, certo? Mais uma vez será necessário marcar os locais que serão furados, e você deve delimitá-los com a ajuda da contra testa da fechadura. Faça os furos necessários e deixe os detalhes com a broca ou o formão. Depois é só fixar tudo no seu devido lugar e você terá uma fechadura instalada por você!



Precisou de Fechaduras? #NaKausbenTem




Fonte: | Leroy Merlin |

Nenhum comentário:

Postar um comentário