terça-feira, 6 de junho de 2017

Tipos de Luvas de Proteção

Fique por dentro das aplicações e características de alguns tipos de luva de proteção utilizados no dia a dia dos trabalhadores.

A utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatória graças a Norma Regulamentar (NR) 6, cabendo ao empregador selecionar EPI adequado ao risco, sempre mediante a orientação de um profissional de Saúde e Segurança do Trabalho.

Essa determinação, claro, se enquadra também para luvas de proteção, que conta com uma variedade grande de modelos, cada uma para um trabalho específico.


FIQUE POR DENTRO DE ALGUNS DOS TIPOS DE LUVA DE PROTEÇÃO


Luvas Alta Tensão




Fabricadas com composto natural de borracha, oferecem proteção pessoal contra choques elétricos e queimaduras graves. Tem sua capacidade de isolamento de 500 à 40.000 volts.

Utilizada na área de manutenção de indústrias e redes elétricas em geral.



Luvas de Neoprene




Apresenta alta resistência mecânica e contra uma ampla gama de produtos químicos, com propriedade antiderrapante e altamente maleáveis, o que facilita o manuseio de diversos materiais.

Utilizada nas indústrias metalmecânica, alimentícia, limpeza, automotiva, química e em atividades que demandam impermeabilidade e resistência a produtos químicos.



Luvas de PVC



Apresenta muita resistência contra produtos químicos, cortes e abrasão em menor escala. Utilizada na lavagem de peças em materiais corrosivos, manuseio de ácidos, óleos e graxas, se adequando à atividade do trabalhador.

Pode ser apropriada para a lavagem de peças em corrosivos e decapantes, manuseio de ácidos, lubrificação de peças, inspeção em tanques de lavagem de peças, pintura à pistola ou a pincel, carregamento de lã de vidro.


Luvas de Vaqueta


Ótimas para serviços pesados e manuseio de materiais agressivos. Dependendo de sua aplicação pode apresentar uma longa vida útil.

Frequentemente utilizada na área de construção civil, indústria automobilística, entre outras.



Luvas de Latex




Confortáveis e maleaveis, não prejudicam o tato, excelente para atividades em áreas molhadas e imersão, evitando a penetração de liquidos.

Tem seu uso recomendado para Indústria alimentícia, química, agroindustrial e higienização.



Luvas Nitrílicas



Fabricadas em borracha natural, são luvas muito versáteis com resistência mecânica e a diversos produtos químicos, além de ser resistente também a perfuração, corte e abrasão.

Pode ser utilizada em manutenção predial, construção civil, indústria moveleira, indústria alimentícia, indústria química e diversas outras funções.





Ficou alguma dúvida? Comente!



Fonte: | Falando de Proteção | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário