terça-feira, 1 de novembro de 2016

Saiba como instalar puxadores de móveis

Ao alcance de todos, a instalação de pegas e puxadores requer apenas uma marcação precisa dos pontos de fixação. Com um gabarito para transferir as marcações em várias fachadas, uma boa técnica de perfuração e uma pequena dica para evitar que o puxador se desaperte, instalar puxadores é apenas uma formalidade.



A sua realização em 4 etapas

  • Determinar a localização
  • Realizar a localização
  • Furar o suporte
  • Fixar puxadores 

Determinar a localização

Para uma gaveta

A centragem da pega ou do puxador na fachada da gaveta é a fórmula mais utilizada para os armários de cozinha ou do roupeiro. Mas também é necessário ter em conta o conforto de utilização, a exemplo das grandes gavetas de cómoda que se manipulam mais facilmente com dois pontos de preensão, sobretudo se instalar puxadores.



Centrar

Localizar o centro da fachada da gaveta: traçar as duas diagonais e marcar a interseção onde o puxador será fixado. Para uma pega, marcar a linha mediana da fachada e centrar os dois pontos de fixação.




As portas de armário

O posicionamento da pega ou do puxador é desta vez mais uma questão de conforto. Para módulos baixos de cozinha ou para o móvel inferior do tampo da casa de banho, colocá-los na parte superior para evitar ter que se baixar de cada vez.

Em contrapartida, devem ser colocados na parte inferior no caso de módulos de arrumação altos.



Realizar um gabarito





Para poupar tempo

Quando é necessário equipar várias gavetas ou fachadas de armário, é preferível confecionar um gabarito de perfuração. Para gavetas, recortar uma folha de papel da dimensão da fachada e marcar nela os pontos de perfuração.





Para uma série de fachadas de armário, realizar apenas um gabarito que colocará no ângulo do batente. Além disso, oferece a vantagem de ser reversível, para as portas que abrem à esquerda ou à direita.



Furar o suporte





Furar direito e sem estilhaço


Usar uma broca para madeira com um diâmetro superior a 1 mm em relação ao diâmetro das fixações. Em alguns modelos, o parafuso insere-se no casquilho, na parte traseira da pega. É o diâmetro desse casquilho que é necessário ter em conta.

Colocar um pedaço de madeira atrás da superfície a perfurar para obter uma saída sem estilhaço. Berbequim parado, colocar a ponta da broca sobre a marcação, empurrar ligeiramente para marcar a superfície e iniciar a rotação.

Manter o berbequim bem perpendicular à superfície para perfurar direito e afastar a mão que segura o pedaço de madeira da zona de perfuração.



Fixar os puxadores



Apertar bem!


O aperto efetua-se pela parte de trás da fachada. Se o aperto dos dois parafusos de uma pega são suficientes para manter a fixação no tempo, não é raro ver um puxador desapertar-se devido às inúmeras manipulações. Um inconveniente fácil de evitar colocando um pouco de cola sobre a rosca do parafuso.




Precisando de puxadores? #NaKausbenTem










Fonte: Leroy Merlin


Nenhum comentário:

Postar um comentário