terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tudo o que você precisa saber sobre Lixadeiras.




Você sabe a diferença entre as lixadeiras que encontramos no mercado? Então leia este post e conheça um pouco mais sobre essa maravilha.


Pergunte a qualquer pessoa que gosta de fazer projetos caseiros qual é a sua atividade favorita e provavelmente você perceberá que lixar não está entre uma delas. E apesar de ela estar bastante presente no dia a dia daqueles que gostam de reformar móveis e espaços, continua sendo uma pedra no sapato de todos, já que exige muito esforço físico para pouco retorno.

Atualmente, Lixadeiras elétricas são a forma mais fácil e rápida de deixar uma madeira lisa e pronta para receber camadas de tinta, cera ou de outros produtos de para protege-la. O preço de lixadeiras orbitais, por exemplo, é extremamente baixo e também ajuda a popularizar o equipamento.

Algumas lixadeiras podem ser criadas a partir da necessidade de cada um, mas para o consumidor comum existem 3 tipos de principais de equipamento, são eles:



LIXADEIRA DE CINTA



Quando é necessário realizar suavização de grandes superfícies planas, a lixadeira de cinta é a melhor escolha, especialmente quando se tratam de trabalhos muitos difíceis, já que ela possuiu velocidade e força bruta.

Este tipo de lixadeira é bastante pesada só serve para ser utilizada em superfícies horizontais justamente pela força necessária para mantê-la na vertical.

O motor do instrumento aciona o tambor traseiro, enquanto o tambor dianteiro gira livremente. A alavanca de liberação de tensão permite deslizar facilmente o cinto para a bateria. Para manter a esteira de corrida girando corretamente, este tipo de lixadeira tem um ajuste que ajuda a manter a lixa no centro da peça rotatória.

A lixadeira de cinta também é ótima para remover um acabamento antigo, tais como tintas, vernizes, ou mancha. Uma dica é sempre começar com cintas de 60p e trabalhar com cintas progressivamente mais finas até atingir o nível desejado de suavidade. (Quanto maior o número, mais fino o grão. Portanto, use números progressivamente maiores.)

Mais uma vez, se atente para utilizar lixas específicas para madeira e não pressione com muita força ou você vai entupir a correia abrasiva. Deixe o peso da ferramenta de fornecer a quantidade certa de pressão.



LIXADEIRA ORBITAL



Lixadeiras Orbitais servem para acabamentos leves, são fáceis de controlar com uma mão, e são relativamente calmas, trepidam pouco.

É também virtualmente impossível danificar uma peça de trabalho com este tipo de máquina de lixar.

Por outro lado, porque é relativamente dócil, uma lixadeira orbital não é útil para a remoção de material pesado.

Ela foi criada para lixar madeira ultra-suave, arredondar arestas cortantes, lixar endurecido massa de madeira endurecida, e derrubar cascas secas de tintas e vernizes.

As lixadeiras orbitais são frequentemente chamadas de lixadeiras 1/4 porque aceiram um quarto de uma folha de lixa padrão 9×11 polegadas, que é presa contra a plana almofadada e quadrada por dois grampos. A placa almofada vibra em pequenos círculos, ou órbitas, permitindo-lhe que você lixe em qualquer direção.



LIXADEIRA ROTO-ORBITAL



Em algum lugar entre a potência de uma lixadeira de cinta e a lixadeira orbital, que funciona para acabamento está a lixadeira roto-orbital.

É fácil confundir uma lixadeira roto orbital com uma lixadeira orbital.

Os dois nomes soam quase iguais, e as ferramentas compartilham um projeto comum – são caixas compactas com arredondadas aderência para mãos – No entanto, há uma distinção pequena, mas muito importante entre as duas ferramentas: uma lixadeira orbital tem a lixa quadrada, e uma lixadeira orbital aleatório tem uma lixa redonda.

Esta pequena alteração faz toda a diferença.

Lixadeiras roto-orbitais vibram em pequenos círculos, como uma lixadeira orbital de acabamento, mas também gira em círculos. Como resultado, esta ferramenta compacta única pode ser usada tanto para remoção de material como para realizar lixar ultra suave.

E como gira e vibra ao mesmo tempo elimina os redemoinhos que lixadeira orbital comum, por vezes, deixar para trás.

Uma lixadeira roto-orbital não irá remover a madeira tão rapidamente como uma lixadeira de cinta, e é um pouco mais difícil de controlar do que uma lixadeira orbital de acabamento, mas ela é sem dúvida a lixadeira elétrica portátil mais versátil você pode possuir.

Se você estiver interessado em comprar apenas uma lixadeira, eu recomendo esta. Se pretender realizar projetos grandes e que necessitam de maior acabamento, opte por uma orbital e uma lixadeira de cinta.



LIXADEIRA VERTICAL



A Lixadeira Vertical é indicada para lixar madeira, plástico e metal, em situações incomuns, como lixamento de teto, lugares altos, pontos de lataria de difícil acesso, etc. Proporciona ótimos resultados para desbastes em massa. Seu design aliado ao peso reduzido proporciona menor fadiga ao operador.



DICAS


- Nunca se encoste à lixa enquanto a lixadeira estiver ligada para evitar acidentes.

- Utilize sempre o equipamento de segurança (protetor auricular, óculos de segurança ou viseira, avental e máscara).

- Uma solução para evitar sujeira excessiva são os sacos coletores de pó, que podem ser acoplados a alguns modelos de lixadeiras.


Ainda em dúvida?






Gostou? Deixe o seu comentário com sua sugestão, elogios e dicas! Sua participação é muito importante para nós.









Fonte: | Casa das Furadeiras | Guia de Ferramentas | Oficina de Casa | Leroy Merlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário