terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Dobradiças: Tire suas dúvidas!

Olá pessoal!

Hoje nosso papo é um pouco mais técnico e vai trazer algumas instruções sobre dobradiças. É fácil deixarmos essa peça passar despercebida e só lembrarmos quando temos algum problema, não é? O fato é que as dobradiças são essenciais para a funcionalidade de nossos móveis e precisamos conhecê-la um pouco mais. E aí, vamos abrir e fechar um pouco nossas portas?


  
Dobradiças normalmente são encontradas em três medidas: 26, 35 e 40mm. Esse valor corresponde ao diâmetro de furação.

Existem, também, medidas relacionadas à abertura da porta, que variam entre 94° e 165°. Isso definirá a quantidade de acesso que você terá para o interior do armário. Por isso, na hora de escolher, é preciso estar atento às divisas de seu móvel: os que contêm gavetas internas pedem uma porta de abertura maior, enquanto modelos mais simples aceitam aberturas menores. Para aumentar a variação, também é levado em conta o posicionamento da porta. Temos, então, 3 modelos: reta, curva e super-curva.



Uma dúvida ainda mais comum neste assunto diz respeito ao número de dobradiças a serem usadas. Fala sério, quem nunca mexeu em uma porta de armário meio bamba e, mesmo sem entender muita coisa, pensou “poxa, essa porta precisa ficar mais firme…”? O erro está em acreditar que apenas duas dobradiças são suficientes para qualquer porta. Móveis que contenham portas mais altas e pesadas exigem um número maior de dobradiças para que tenha um suporte mais efetivo.

Para deixar um pouco mais claro a forma correta de selecionar a quantidade de dobradiças para cada porta, encontrei uma tabela comum nesses casos e que explica de forma bacana:



Conseguiram entender? Podemos usar como exemplo uma porta com altura de 1,20m e largura de 50, que pesa entre 6 e 9 kg – neste caso, a porta deve ser fixada com 3 dobradiças. Simples, não é?

Uma vantagem dessas peças é que elas permitem regulagens verticais, horizontais e de inclinação pelos seus parafusos. Ou seja, se seus armários estiverem com as portas desalinhadas, enroscando uma na outra ou um pouco inclinadas para frente, não precisa se desesperar. Você pode encontrar diversos tutoriais na internet que te ajudam a ajustar a qualquer modelo de dobradiça. É simples e evita que seu móvel seja danificado.

E aí, já está todo mundo entendendo um pouco mais sobre dobradiças? É importante estarmos sempre de olho nelas para que os móveis sejam usados da melhor forma possível, prolongando sua utilidade e deixando sua aparência muito melhor. Agora é só ficar atento nessas instruções e manter suas portas da melhor maneira possível!



Gostou? Na Kausben você encontra vários modelos de dobradiças, venha conferir!




Fonte: | Lojas KD |


Nenhum comentário:

Postar um comentário