É sabido que também já existiam chaves chamadas de cachimbo que aplicavam uma força de alavanca (princípio de Arquimedes) bem mais poderosa que as chaves de boca. Mas o custo fazia do conjunto de cachimbos um investimento apenas para a indústria automotiva e suas concessionárias. Um bom mecânico, porém, sabe usar essa chave com maestria. Suas medidas – ou bitola – podem ser em milímetros (Brasil) ou polegadas (EUA). Mas a maioria dos veículos brasileiros também são fabricados com porcas e parafusos medidos em milímetros. A fábrica que mais usou do sistema de polegadas foi a GM do Brasil, principalmente em caminhões e carros mais antigos, e até hoje ainda encontramos alguns parafusos com essa medida em modelos mais recentes dessa montadora.
Embora a diferença entre polegadas e milímetros seja pouca, as medidas não batem, podendo a chave correspondente ser um pouco maior. Por exemplo: uma chave de uma polegada equivale a 25.5 milímetros. Ou seja: a chave correspondente será uma um pouco maior, ou de 26 milímetros, visto que não existe, nesse caso, uma chave com número fracionado.
Um conjunto de chaves de boca pode começar com uma medida de 5 milímetros e chegar até 36 ou mais, dependendo da função do profissional. Mas, não demorou e as chaves combinadas, tipo boca de um lado e estria do outro, mas com medidas iguais, surgiram no mercado aumentando a eficiência do serviço de um mecânico. Também é encontrada em polegadas e com várias medidas, possibilitando mais tração, como o dito acima.
O avanço tecnológico já produziu outras “espécies” de ferramentas, todas elas visando a lei do menor esforço e maior precisão, facilitando avida de todos que precisam de um serviço bom e mais rápido.
Precisou de chave de boca? #NaKausbenTem



Nenhum comentário:
Postar um comentário