Isso mesmo: todos eles afetam diretamente o rosto do soldador.
Por ser um trabalho que exige, além de destreza, um bom olho do profissional, é comum permanecer próximo do metal base enquanto se faz o serviço. No entanto, isso expõe o a a cabeça inteira do soldador à lesões e perigos.
Se não trabalhar protegido, o soldador pode sofrer queimaduras e, caso a negligência durar muito tempo, até mesmo câncer de pele. Além disso, os respingos podem danificar gravemente a visão, assim como a radiação da alta luminosidade vinda do arco elétrico.
É justamente por isso que a V8 Brasil, preocupada acima de tudo com a segurança do profissional soldador, desenvolveu uma a máscara de solda automática.
O que é uma máscara de solda automática?
Sabe aquela clássica máscara de soldagem? Para os parâmetros de trabalho presentes na indústria de hoje, ela é inadequada. Sem regulagens possíveis e sem automatização de lentes, ela pode ser mais vilã que amiga do soldador.
Qual a diferença entre os modelos de máscara de solda automática?
A máscara de solda automática do modelo SR1 é o modelo mais básico produzido pela V8 Brasil. Com ele, o soldador conta com uma grande área de visão, de 90 mm x 35 mm, e catraca ajustável para encaixar com conforto na cabeça.
Sua lente é capaz de filtrar 100% de toda radiação ultravioleta e infravermelho do foco de luminosidade do arco elétrico. Ela ainda conta com tecnologia de escurecimento automático, que vai desde o DIN 3 (luz natural, janela transparente) até o DIN 11.
O sistema de auto escurecimento é tão eficaz que sua mudança ocorre em cerca de 0,0003 segundos após entrar em contato com a luz vinda do processo de solda. Por isso, é ideal para todos os tipos de solda elétrica, em especial MIG/MAG.
Agora, o modelo top de linha da V8 Brasil é a máscara de solda automática modelo CR2. Semelhante à irmã SR1, mas com enormes upgrades tecnológicos, ela é ideal para ambientes de solda que necessitam de lentes com escurecimento automático.
Porém, seu diferencial é que, além do grau de escurecimento poder ser ajustado pelo soldador, ele também pode ajustar o tempo de demora para a máscara escurecer, além da sensibilidade da luz em fechar a lente. Esses ajustes são muito úteis quando, por exemplo, um soldador tem um companheiro soldando ao lado. O ajuste de sensibilidade de luz faria com que a luz da outra solda não escurecesse a máscara em uso.
A vantagem disso é que dá ao soldador autonomia para regular a visão conforme suas preferências, mas ainda conservando a total segurança de sua visão. Assim, o modelo CR2 oferece sensibilidade ajustável e possibilidade de atraso no escurecimento automático.
Sua lente transparente sob luz natural (DIN3) consegue ajustar-se de forma automática para DIN9 até DIN13 em 0,0001 segundos. Com área de visão ainda maior (92 mm x 42 mm), possui 5 níveis de regulagem na altura dos olhos. Assim, o soldador pode posicionar o visor da forma que achar melhor ou se adequar ao serviço.
Diferente do modelo SR1, o modelo CR2 pode ser usado por toda indústria. É ideal para proteger soldadores que trabalham com soldas elétricas, TIG, MIG/MAG e corte plasma. Lembrando que oferece 100% de proteção contra raios ultravioleta e infravermelhos.
Ambas as máscaras estão de acordo com os padrões internacionais de segurança e são fabricadas de forma ergonômica, assim, protegem os olhos do profissional e facilitam seu trabalho.
Viu como uma máscara de solda automática pode influenciar nos seus processos de solda? Esperamos que esse artigo possa ajudar a sanar suas dúvidas sobre o equipamento e ajudar a escolher entre melhores modelos do mercado. Mas se ficou alguma dúvida sobre máscara de solda automática ou sobre o processo de soldagem, basta deixar um comentário aqui no nosso blog.
Precisou de máscara de solda? #NaKausbenTem
Fonte: Blog V8
Nenhum comentário:
Postar um comentário