terça-feira, 9 de junho de 2015

Você sabe para que serve e como instalar uma Barra Antipânico?

Olá pessoal!

Hoje tem post novo! Hoje iremos falar de algo que muitos já viram, poucos conhecem e são de extrema importância em caso de acidentes, principalmente incêndios. Que são as Barras Antipânico. No post desta semana iremos falar aonde utilizar essas barras, como instalá-las e como funciona. Então vamos lá!



DEFINIÇÃO



A Barra Antipânico é um dispositivo de segurança instalado em portas corta fogo e de saída de emergência. Sua Função é possibilitar o destravamento imediato da porta, mediante uma simples pressão exercida na barra horizontal instalada na face da porta.



               
INDICAÇÃO

Locais com risco de incêndio e pânico:
               
  • Auditórios
  • Asilos
  • Boates
  • Casas de festas
  • Centro de convenções
  • Cinemas
  • Clubes
  • Creches
  • Estádios
  • Ginásios
  • Hospitais
  • Hotéis
  • Igrejas
  • Indústrias
  • Laboratórios
  • Prédios comerciais
  • Restaurantes
  • Supermercados
  • Shopping Centers
  • Teatros
  • Usinas


EVOLUTION TOUCH CORTA-FOGO









A Barra Antipânico Evolution Touch é a solução de melhor custo-benefício para aplicação em portas corta-fogo. Design e alta performance, com sistema de acionamento por toque em barra horizontal. Seu sistema modular permite versatilidade na instalação, atendendo aos mais variados tipos de portas.

Compatível com as necessidades de projetos residenciais até comerciais de alto tráfego.

Características Técnicas:

Tempo de resistência ao fogo: 120 min
Largura máxima da porta: 950 mm
Altura máxima da porta: 2500 mm
Espessura máxima da porta: 50 mm
Reversível (direita ou esquerda):
Resistência à corrosão: 3
Tráfego: G3
Modular: Sim
Eletrônica: –
Garantia: 5 anos

NT PUSH





As barras antipânico NT possuem mais de 25 anos de tradição, sendo uma das primeiras barras antipânico inteiramente projetadas e fabricadas no Brasil. Especialmente desenvolvidas para portas de saída de emergência e rotas de fuga, saídas de edifícios públicos e locais de grande concentração de pessoas, como cinemas, igrejas, hospitais, centros de convenção e arenas esportivas.

Características Técnicas:

Tempo de resistência ao fogo: 90 min
Largura máxima da porta: 1200 mm
Altura máxima da porta: 2500 mm*
Espessura máxima da porta: 50 mm
Reversível (direita ou esquerda):–
Resistência à corrosão: 4
Tráfego: G4
Modular: Não
Eletrônica:–
Garantia: 5 anos

YALE 2100 (F)








Indicada para uso em saídas de emergência e portas corta-fogo de ambientes com alto tráfego de pessoas, como shopping centers, igrejas, hospitais, centros de convenção e arenas esportivas.

A série 2100 (F) de barras antipânico Yale é a escolha ideal para as aplicações mais rigorosas. Sua construção reforçada, acabamento e componentes foram especificamente desenvolvidos para resistir às condições mais severas de corrosão, promovendo uma durabilidade e segurança acima do padrão do mercado.

Características Técnicas:

Tempo de resistência ao fogo: 180 min
Largura máxima da porta: 1000 mm
Altura máxima da porta: 2200 mm
Espessura máxima da porta: 50 mm
Reversível (direita ou esquerda):
Resistência à corrosão: 4
Tráfego: G2
Modular: Não
Eletrônica: –
Garantia: 5 anos

TESA 1970








Barra antipânico para uso em conjunto com fechadura eletromecânica de embutir. As barras antipânico TESA foram projetadas para funcionar com o mínimo de esforço físico e o máximo de desempenho. Sua gama de opções permite que ela seja a escolha ideal para ambientes industriais e públicos, principalmente em aplicações conjuntas com sistema de controle de acesso eletrônico.

Itens que compõem o kit:

Acompanha espelho e maçanet a em inox para o lado externo ;
Fechadura solenoide Abloy (EL560 de 55 ou 100 mm);
Cilindro Abloy C Y331N (perfil euro em aço);
Cabo Abloy E A219 e passa cabo Abloy E A280;
Contra chapa Abloy E A324;

BARRAS ANTIPÂNICO EVOLUTION PUSH



DESCRIÇÃO BÁSICA

A linha barras Antipânico Evolution possui design diferenciado possibilitando aplicação em diversos ambientes, mesmo com a porta aparente. Seus Componentes internos são reforçados aumentando a resistência da fechadura.

Barra com acionamento através de alavanca, feita em aço com pintura epóxi nas cores, branca, preta e prata, para aplicação em portas simples e duplas de acessos de segurança. Possui sistema de reversão da barra, possibilitando a instalação em portas esquerdas e direitas.

DIFERENCIAIS

Nova nomeclatura dos pontos de travamento - Nomenclatura T1, T2, T3, T4 e T5 faz referência ao número de pontos de travamento de cada conjunto.
Montagem bidirecional - as fechaduras são montadas “simetricamente” permitindo fácil manejo e montagem, com a definição da mão de abertura da fechadura e das funções no momento da instalação. Sistema modular - permite a venda e a estocagem dos componentes separadamente, reduzindo custos e atendendo as reais necessidades do cliente com a montagem modular do produto final.
Trinco de Segurança - evita tentativas de invasão com o acionamento do trinco central da fechadura pela fresta entre as folhas da porta do lado externo, quando a porta estiver fechada.

BARRAS ANTIPÂNICO EVOLUTION TOUCH



DESCRIÇÃO BÁSICA

Linha barras Antipânico Evolution possui design diferenciado possibilitando aplicação em diversos ambientes, mesmo com a porta aparente. Seus Componentes internos são reforçados aumentando a resistência da fechadura.

Barra com acionamento através do toque frontal, feita em alumínio com pintura epóxi nas cores, branca, preta e prata, para aplicação em portas simples e duplas de acessos de segurança. Seu sistema de acionamento permite que seja instalada em portas com abertura para ambos os lados, facilitando a instalação, manutenção e especificação do produto. Possui sistema de reversão da barra, possibilitando a instalação em portas esquerdas e direitas.

DIFERENCIAIS

Nova nomeclatura dos pontos de travamento - Nomenclatura T1, T2, T3, T4 e T5 faz referência ao número de pontos de travamento de cada conjunto.
Montagem bidirecional - as fechaduras são montadas “simetricamente” permitindo fácil manejo e montagem, com a definição da mão de abertura da fechadura e das funções no momento da instalação. Sistema modular - permite a venda e a estocagem dos componentes separadamente, reduzindo custos e atendendo as reais necessidades do cliente com a montagem modular do produto final.
Trinco de Segurança - evita tentativas de invasão com o acionamento do trinco central da fechadura pela fresta entre as folhas da porta do lado externo, quando a porta estiver fechada.

Como instalar uma barra Antipânico em uma porta.


Uma barra Antipânico é um tipo de equipamento usado para permitir que os ocupantes de um prédio saiam rapidamente durante uma emergência. Este dispositivo é composto de uma barra horizontal que libera o mecanismo de bloqueio da porta com uma única ação. Ao invés de girar alavancas ou lutar com maçanetas ou chaves, os ocupantes podem jogar seu peso no dispositivo e liberar a porta imediatamente. Este tipo de dispositivo é útil em todo tipo de emergência, uma vez que minimiza o risco de aglomeração ou lesões nas saídas. Pode também reduzir o número de vidas perdidas em caso de incêndio ou outras emergências.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Barra Antipânico (dispositivo de saída em barra)
  • Mecanismo da barra Antipânico
  • Serra
  • Furadeira
  • Serra copo


Instruções

1- Meça a largura da porta. Para barras Antipânico, você vai precisar da medida desde o batente da porta até a borda onde a trava está localizada. A barra Antipânico deve ser cerca de 3,8 cm menor do que esta distância para proporcionar uma abertura operacional.

2- Escolha o seu dispositivo com cuidado. As maiorias das barras Antipânico são de 91 cm ou 1,22 m. A maioria pode ser cortada para se ajustar a uma porta, mas isso depende da concepção deste dispositivo. Ela deve ser de pelo menos metade da largura total da porta para atender a maioria dos regulamentos contra incêndios.

3- Selecione a função e a maçaneta. Um dispositivo de saída tem apenas a função de saída, o que significa que não terá maçaneta no lado de fora. Outros podem ter uma fechadura do lado de fora, bem como puxadores ou maçanetas.

4- Determine que tipo de mecanismo você precisa. Esta decisão é baseada no alto da porta e do batente, bem como o tipo de maçaneta e funcionalidade do seu dispositivo de saída. Normalmente, você poderá selecionar o mecanismo certo para o trabalho quando encomendar esses dispositivos.

5- Tire os manuais da embalagem e fixe-os na porta. Haverá também um manual para o mecanismo, o qual deve ser instalado no batente. Estes manuais irão indicar onde o aparelho será instalado junto com os locais de furos e parafusos.

6- Fure a porta para acomodar o cilindro do dispositivo, se for o caso. Funções apenas de saída não usam este cilindro. Use uma serra copo para fazer este furo, ou uma serra copo para metal se você estiver trabalhando em uma porta de metal.

7- Fure a porta e o batente para fixação, conforme indicado no manual. Para portas de madeira ou de metal sólidos, use parafusos convencionais ​​para segurar a barra Antipânico no local. Estes parafusos são fornecidos com o dispositivo. Se você tem uma porta de núcleo mineral corta-fogo, ou com um núcleo de partículas, você vai precisar usar passantes de parafusos em vez de parafusos normais para manter a barra de pânico seguramente presa à porta. Estes parafusos são geralmente fornecidos como uma opção com a maioria dos dispositivos de saída.

8- Coloque a barra Antipânico na porta e prenda-a no lugar com parafusos ou os passantes de parafusos. Adicione as tampas para cada lado e prenda-as com os parafusos fornecidos. Algumas tampas deslizam sem os parafusos.

9- Instale qualquer maçaneta exterior ou cilindros na frente da porta. Deslize o cilindro através da ranhura dentro do dispositivo de saída, e alinhe as hastes. Parafuse a maçaneta no lado interior da porta usando os fixadores fornecidos.

10- Fixe o mecanismo no batente e teste a barra Antipânico para ter certeza que funciona. Coloque calços de madeira por trás do mecanismo, conforme necessário para trazê-lo mais perto da trava na barra Antipânico. Estes dispositivos são bastante minuciosos, de modo que você pode precisar ajustar o mecanismo algumas vezes antes de fazê-lo funcionar corretamente.

DICAS & ADVERTÊNCIAS


Redobre a atenção quando encomendar barras Antipânico para portas corta-fogo. O dispositivo em si deve ter uma classificação ao fogo igual à porta, e dispor de uma etiqueta indicando a sua resistência ao fogo. Você deve pedir a barra Antipânico no tamanho exato que você precisa, pois cortar um dispositivo corta-fogo anula sua classificação. Você também deve pedir ao fabricante da porta e batente para prepará-los para receber este equipamento. Os instaladores não poderão abrir um buraco maior que 2,54 cm de diâmetro dentro de uma porta corta-fogo ou batente sem anular a classificação.

Fonte: | Metalika | LaFonte | Ehow |


Gostou? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós.

6 comentários:

  1. E em condomínio residencial, pq não se usa?

    ResponderExcluir
  2. Atuamos com acessórios, veja em: https://startsistemas.lojaintegrada.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo!
    Seria interessante ressaltar, sempre que possível, a lei, ou norma técnica que rege a o uso o tema que estão espondo...Para fins de respaldo de fonte esterior e credenciada.

    ResponderExcluir