terça-feira, 30 de junho de 2015

Deixe sua casa mais segura com a fechadura certa!

Olá pessoal! Preparados para mais um post do blog da Kausben? Hoje iremos falar sobre as diferenças das fechaduras, iremos mostrar quais são as partes de uma fechadura, iremos falar a diferença entre fechaduras externas e internas e muito mais. Então vamos lá!

Apesar de se destacarem pelo design, as fechaduras também garantem segurança ao ambiente. Algumas se destacam pelo design e durabilidade. As mais comuns são feitas de zamac (liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre), mas também são encontradas em materiais como, latão, alumínio e aço inox. Podem ser divididas em áreas internas e externas em diferentes modelos.

É necessário conhecer qual sua necessidade, grau de segurança, fluxo de movimentação dentre outros detalhes para encontrar a fechadura ideal.

Escolhendo pelo tipo de uso


Na hora de escolher é preciso se atentar às informações da embalagem. Principalmente as informações de frequência de uso, grau de corrosão e grau de segurança.

A frequência de uso pode ser denominada como "leve", "médio ou moderado" e "pesado ou intenso".  As fechaduras de tráfego leve são mais baratas e mais finas. São ideais para residências e portas internas.  As fechaduras moderadas atendem maior demanda de ciclos, funcionando bem em residências e escritórios. Para tráfego intenso, são utilizados materiais mais resistentes como, por exemplo, em espaços públicos, hospitais e centros de compras.

O grau de corrosão é definido entre 1 a 4, sendo 4 os materiais com alta resistência. A resistência refere-se a condições de umidade e tempo. Se a intenção é instalar fechaduras em casas de praia ou indústrias, o recomendado é que seja utilizado fechaduras de grau de resistência 4.

As fechaduras com maior grau de segurança são compostas por materiais com maior qualidade e maior número de cilindros, por isso é mais difícil o arrombamento. O grau de segurança é dividido de mínimo até máximo. O grau mínimo pode ser usado em fechaduras para ambiente interno. Do mínimo para cima, pode ser usado principalmente em áreas externas.

Tamanho da máquina


A parte interna das fechaduras, chamadas de máquina ou miolo, possui medidas diferentes, que variam de acordo com a distância da broca, ou seja, a distância do centro do buraco da chave até a chapa da testa da fechadura (face lateral da porta).

No Brasil, temos 3 medidas diferentes: 40mm, 45mm e 55mm.

Outra medida que varia em cada marca é a do centro do buraco da maçaneta até o centro do buraco da chave.

Para repor a fechadura de sua casa, é sempre necessário verificar esta medida para comprar uma nova no tamanho correto.

Diferença entre fechaduras Internas e Externas


A diferença entre a fechadura externa e interna é o tipo de chave utilizada. As fechaduras internas usam chaves simples como as dos quartos, salas e demais áreas internas, por exemplo. Para os banheiros, temos um modelo específico e prático. As fechaduras externas, que dão acesso à entrada da casa ou apartamento, apresentam mecanismos mais complexos para segurança. Como os trincos e travas tetra que servem para trazer mais segurança ao local. O ideal é seguir um modelo para todos os ambientes. No caso de buscar uma fechadura ou puxador mais decorativo para a porta externa, lembre-se de que esta deve “conversar” com o restante da casa, mantendo uma linha mais moderna ou clássica. Para o acabamento existem: polido ou escovado, prata, dourado ou envelhecido. Se você vai instalar as fechaduras em uma porta nova ou no momento que está construindo, fica mais fácil. É só numerar juntamente o modelo e a medida das portas para a área que vai atender (quartos, área externa, banheiros etc.) e fazer a instalação. E não se esqueça que as dobradiças devem ter o mesmo padrão de acabamento da nova fechadura, para manter a harmonia e estética da porta.



Como é uma estrutura de uma fechadura?


As peças que compõem a parte interna do produto são o cubo, o cilindro, a lingueta, o trinco e a chapa testa. Veja no desenho:



Já a parte externa das fechadura de entrada é composta pela maçaneta tipo bola ou alavanca, contra testa, falsa testa, espelho e roseta. Confira como são essas peças:




Como instalar uma fechadura de embutir

Jogo de fechadura


Existem 3 opções de tamanho de máquina: 40, 45 e 55 mm.
  • Essa medida corresponde à distância entre o eixo do castelo e a face da testa da fechadura.
  • No caso de substituição, aproveite os furos já feitos escolhendo uma fechadura do mesmo tamanho. Também é possível escolher uma fechadura com o espelho mais largo para cobrir os furos antigos.



Maçaneta




  • Alavanca

  • Taco de golfe

  • Bola

Escolha o tamanho ideal para a bola não encostar no batente e dificultar o acionamento.


Ferramentas necessárias


  • Brocas de 13 mm
  • Chave de fenda
  • Formão
  • Martelinho
  • Furadeira
  • Chave Philips
  • Trena
  • Lápis


Antes de começar

Determine o lado de abertura da porta para ver a necessidade de reversão do trinco.

Porta da Esquerda








Porta da Direita









Passo 1. Faça as marcações


Pegue o corpo da fechadura e marque com a canetinha em cima e embaixo da altura desejada (recomendamos 1,10 m do chão). Marque na porta e na lateral dela. O corpo da fechadura deve ficar bem rente à porta.


Passo 2. Fure a lateral da porta

Fure com a broca ao longo do local onde será embutida o corpo da fechadura.


Passo 3. Faça o entalhe


Com o formão, retire a madeira em excesso da lateral da porta até que chegue ao tamanho ideal que caiba o corpo da fechadura. Encaixe-o no buraco.



Passo 4. Faça as furações


Pegue o corpo da fechadura e coloque novamente na marcação da porta. Desta vez, marque os locais para a furação da maçaneta e do cilindro. Faça as furações atravessando a porta e encaixe-os no buraco.


Passo 5. Fixe o cilindro e o corpo da fechadura


Na lateral da porta, coloque o parafuso que irá travar o cilindro. Parafuse também o corpo da fechadura.


Passo 6. Marque a contra testa


Coloque a contra testa no corpo da fechadura, feche a porta e marque no batente em cima e em baixo. Depois, coloque a contra testa no batente de acordo com marcação e marque os locais da furação e do entalhe.


Passo 7. Fixe a contra testa


Primeiro, faça o entalhe com uma broca ou um formão e certifique-se de que a profundidade dos buracos seja adequada. Depois, fixe a contra testa com os parafusos.


Passo 8. Finalize


Posicione a maçaneta junto com o espelho (ou roseta) na porta e fixe com parafusos. Trave a maçaneta com o pino ou parafuso que a acompanha. Basta posicionar o pino e bater levemente com um martelo.




Gostou? Qualquer dúvida escreva para nós nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: | LaFonte | Leroy Merlin

7 comentários:

  1. Ainda que eu saiba colocar fechaduras algumas não sabia o nome de algumas partes da mesma. A orientação me foi útil. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio! Estamos aqui para sempre ajudar! Continue participando!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio! Estamos aqui para sempre ajudar! Continue participando!

      Excluir
  3. Eu procurava uma fechadura externa bem robusta, para garantir maior segurança, você poderia me recomendar alguma?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Estou com dificuldades de encontrar uma contra chapa para fechaduras La Fonte, antiga. A La Fonte não responde. Alguém que revenda ou faça. Perdi a contra chapa.
    Sds,
    Francisco - 11 99295-9965

    ResponderExcluir
  5. Nossa me ajudou muito essas dicas de . Adorei !!

    ResponderExcluir